quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Ciro e Lula se encontraram para fazer as pazes, diz jornal

Protagonistas de trocas de farpas constantes desde as eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), reuniram-se para uma conversa na tentativa de selar a paz e iniciar uma reaproximação. O encontro aconteceu em setembro, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo. Reunião teve o intermédio do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que é aliado dos irmãos Ferreira Gomes. 

Ciro e Lula já foram fortes aliados, inclusive, o pedetista atuou como ministro da Integração Nacional no primeiro governo de Lula. Ainda de acordo com a reportagem, as tratativas para a realização do encontro durou mais de um mês e os dois, além de lavar a roupa suja, também trataram sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro e a situação da pandemia da Covid-19 no país. 

Chapa Ciro-Lula

Sabendo ou não o encontro entre eles, nesta semana o ex-marqueteiro do PT, João Santana, disse em entrevista ao Roda Viva que uma chapa formada por Ciro tendo o ex-presidente como vice seria "imbatível" na disputa presidencial de 2022. Santana, contudo, também reconheceu ser "impossível" essa junção.

Se ela será possível, só o tempo dirá, mas em 2018 o inverso da chapa foi oferecido a Ciro pelo PT, uma vez que a legenda já tinha certeza do indeferimento da candidatura de Lula, que teve o nome enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Na época, Ciro chegou a classificar a proposta como  “aberração” e “papelão” e disse que não aceitaria ser um “vice de araque”. 

Motivo do afastamento e gatilho da troca de ofensas

Foi também nas eleições de 2018 que Ciro ficou magoado com o PT e iniciou os disparos constantes contra Lula e o partido. Isso aconteceu depois que a legenda rifou a candidatura da deputada federal Marília Arraes ao Governo de Pernambuco para garantir o apoio nacional do PSB à candidatura ao Palácio do Planalto. A sigla pessebista estava em tratativas para endossar o palanque de Ciro, que perdeu a aliança e não gostou muito o desfecho do cenário eleitoral.

Fonte: Leia Já.


Nenhum comentário:

Postar um comentário