quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Apagão sobrou para Lula

O assunto mais comentado, ontem, no Congresso e pelas redes sociais, foi o apagão, que deixou praticamente todos os Estados na escuridão por um bom período do dia, principalmente no Norte e Nordeste. A oposição aproveitou para bater duro no Governo Lula e até o ex-ministro Ciro Gomes reapareceu com a sua afamada língua implacável.

“A entrega do controle da Eletrobras ao capital privado foi e, infelizmente, pela covardia do governo Lula, continua sendo, uma das maiores irresponsabilidades que já se praticou no Brasil!”, escreveu o político cearense, que disputou por três vezes à Presidência da República. A privatização do sistema Eletrobrás foi feita no Governo Bolsonaro.

O presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), que foi ministro de Bolsonaro, usou a falta de energia para criticar o governo do PT, ainda que seu partido esteja negociando a adesão à base governista na Câmara. “Apagão no Brasil! Aconteceu hoje, mas começar, começou em 01 de janeiro. O Brasil voltou! Voltou ao Apagão! A gasolina, lembra? Subiu hoje 0,41 para as distribuidoras. O apagão da BR! Governo do Apagão!”, escreveu ele.

Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, o deputado Danilo Forte (União-CE) também se manifestou, alegando que o problema tem origem, entre outros motivos, na falta de linhas de transmissão no Nordeste. Ele apresentou um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) para derrubar uma decisão da Aneel que, segundo argumenta, aumentou os custos da energia de usinas de energia eólica. No ano passado, ele apresentou um outro PDL, que congelou o reajuste das distribuidoras de energia.

“É necessário fortalecermos e ampliarmos a rede de transmissão no Nordeste para garantir a devida transmissão dessa energia e para evitar que outros casos similares voltem a acontecer”, afirmou Danilo. “Venho alertando para a omissão e falta de seriedade com que as autoridades competentes – Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Energia Elétrica e Operador Nacional do Sistema (ONS) – vêm lidando com o tema”, acrescentou.

A reação do ministro – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse, por sua vez, que o apagão registrado em Estados do Norte, Nordeste e parte das demais regiões do Brasil não tem relação com suprimento energético ou com a segurança do sistema elétrico no País. Ele também negou problemas de planejamento. “Diferente do evento de dois anos atrás, no qual, por falta de planejamento, estivemos à beira do colapso do sistema elétrico brasileiro”, disse.

Conversa de voo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, conversaram sobre o apagão durante o voo de volta de Assunção, no Paraguai. Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma interrupção de 16.000 MW (megawatts) de carga foi registrada após a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. Neste horário, ambos estavam na capital paraguaia para a posse presidencial de Santiago Peña. Durante a manhã, o ministro cogitou antecipar seu retorno ao Brasil, mas optou por voltar no avião presidencial.

Causa no Ceará – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que o apagão foi causado por “dois eventos concomitantes em linhas de transmissão de alta capacidade”. Um deles foi localizado no norte do Nordeste, no Estado do Ceará. O outro evento, segundo o ministro, ainda não foi identificado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A declaração do ministro foi dada a jornalistas na sede do MME (Ministério de Minas e Energia), em Brasília.

PEC salvadora – Mobilizados pela Confederação Nacional dos Municípios, milhares de prefeitos que invadiram Brasília, ontem, foram recebidos pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e depois pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no final da tarde depois de um dia de protestos contra cortes de verbas federais. A saída, segundo pediram aos chefes do Congresso, é a aprovação de uma PEC que destina um aumento de 1,5% no FPM de março.

Quem não chora, não mama! – Finalmente, a governadora Raquel Lyra (PSDB) abriu uma interlocução com a bancada federal. Ligou para o deputado Carlos Veras (PT), um dos coordenadores, ao lado de Augusto Coutinho (Republicanos), com quem não se bica, para organizar uma reunião com os 25 deputados e três senadores. Ficou marcada para às 12h30, no B Hotel, no Setor Hoteleiro Norte. A pauta oficial é a apresentação das prioridades do Governo do Estado para o segundo semestre. Traduzindo, ele vai choramingar por mais dinheiro federal, muito mais do que já tem liberado o presidente Lula.

CURTAS

ANÚNCIO – Lula resolveu antecipar sua volta, ontem mesmo, do Paraguai, para dar andamento ao longo do dia de hoje das negociações com vistas às mudanças no seu Governo. É possível que Silvio Costa Filho e Fufuca, dados como certos no primeiro escalão, sejam anunciados amanhã.

SABOTAGEM? – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), vai pedir para o Ministério da Justiça determinar que a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investiguem a causa do apagão e identifiquem se houve falha técnica ou até mesmo interferência humana.

Perguntar não ofende: A oposição teria sido a responsável pelo apagão?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário