Não é apenas a campanha pelo Governo do Estado que está movimentando os bastidores da política pernambucana, mas também a eleição proporcional. É o caso de pelo menos três partidos que tem nomes consideráveis mas que vão precisar suar muito para garantir suas reeleições.
Um desses casos é o do deputado federal Wolney Queiroz que não aproveitou a janela partidária para mudar de legenda indo pra cima disputar sua reeleição pelo PDT. A conta para qualquer partido é a seguinte: para eleger um deputado federal é necessário que o partido alcance cerca de 180 mil votos. Ou, vai brigar por uma das vagas na sobra.
Além do PDT, a federação do Cidadania e o PSDB também deve ter que suar bastante a camisa para eleger representantes. Segundo uma fonte tucana, diferente do que se tem falado, o PSDB e o CIDADANIA vem com 17 candidatos a deputado federal que são bastante competitivos e a força do nome de Daniel Coelho para puxar toda a chapa. Daniel tem um forte cabo eleitoral que é o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Quanto a disputa pela Assembleia, o PSDB e o CIDADANIA tem nomes competitivos e deve fazer uma boa quantidade de deputados.
Outra federação que deve correr trecho é a Rede juntamente com o PSOL que tem como prioridade reeleger o deputado federal Túlio Gadêlha. Dentro da federação apenas dois nomes são considerados competitivos: o próprio Túlio Gadêlha, e o ex-deputado Paulo Rubem.
Eleições suplementares - O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco anunciou que a data das eleições suplementares nas cidades de Joaquim Nabuco e Pesqueira é 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições gerais. Em caso de haver segundo turno para governador e presidente, os eleitores destas duas cidades escolherão além destes, o prefeito.
Preocupação - Com a saída de Dilson Oliveira e Zeca Cavalcanti da corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa, o cenário ficou bastante complicado para a pré-candidata Socorro Pimentel. É que de acordo com as contas que são feitas nos bastidores, os nomes favoritos para a Alepe são: Antonio Coelho, Romero Albuquerque, Romero Sales Filho e Edson Vieira e Chaparral. Socorro Pimentel que é esposa de Raimundo Pimentel deve ficar de fora.
Avante - O pré-candidato a deputado federal Valdemar Oliveira também deve correr bastante para garantir uma vaga para a legenda pelo mesmo motivo dos demais. No entanto, o Avante está bem mais organizado e com alguns nomes que são competitivos organizados pelo pré-candidato a vice Sebastião Oliveira.
Apoio - A deputada Roberta Arraes recebeu mais importante apoio em seu grupo político, dessa vez foi do vereador da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Marlus Costa. Vereador de dois mandatos, Marlus foi reeleito em 2020, se tornando o mais votado no município.
Enquanto isso - A militância da Frente Popular se prepara para fazer uma grande convenção na próxima sexta-feira (05) quando será homologado o nome de Danilo para o Governo e Teresa para o Senado. A ideia é mostrar força e fazer um evento para surpreender todas as convenções das oposições que já foram realizadas.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário