segunda-feira, 29 de agosto de 2022

A era do título digital

 

Lançado em 2018, o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui no dia das eleições o tradicional título de eleitor impresso. O documento eletrônico pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece a facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais. 

Além de fornecer a via digital do título de eleitor, o e-Título serve para reproduzir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas e se inscrever como mesário voluntário, entre outros serviços, eliminando a necessidade de se dirigir a um cartório eleitoral.

Para utilizar o e-Título, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, seu nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento. Depois, é só seguir os passos indicados. O eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico (impressão digital, fotografia e assinatura) terá uma fotografia na sua versão do e-Título, facilitando a identificação na hora do voto. 

Caso contrário, deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário no dia da votação. Como regra, não é preciso ter o título de eleitor em mãos, caso a pessoa saiba a seção e o local em que vota. Basta levar um documento oficial com foto. 

Integrante da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), Bruno Andrade recomenda que os eleitores baixem o aplicativo e-Título com antecedência. “A gente orienta que a população baixe o aplicativo e-Título e emita seu título de eleitor antes do dia da eleição para que, no dia, possa utilizar o aplicativo sem qualquer intercorrência”.

Debate na Band – Em razão do horário tardio do primeiro debate entre os candidatos ao Planalto, que começou às 21 horas, pela Band, em pool com outras emissoras, resolvi comentar amanhã, logo cedo, para não prejudicar, tecnicamente, a edição desta coluna, programada, diariamente, à meia-noite. Peço desculpa aos leitores. 

Muvuca eleitoral – Muita gente comentou, ontem, o estrondoso sucesso da inauguração do comitê central, no Recife, da candidata do Solidariedade ao Governo do Estado, Marília Arraes, em se tratando de público. Quem não chegou cedo, começou às dez da matina, teve dificuldades para acompanhar o evento. Estacionamento? Impossível nas imediações. Marília chegou a ser carregada nos braços pelos mais entusiastas. Nunca se viu também algo tão pra cima nos últimos anos em Pernambuco! 

Sem ataques – O discurso de Marília foi centrado em cima das questões mais urgentes de Pernambuco, com ênfase no desgoverno do PSB, que está no poder há 16 anos e parece encerrar seu ciclo com uma das piores gestões das últimas décadas. “Estou disposta a lutar por Pernambuco. Não estou aqui para brigar com ninguém, mas sim para lutar pelo soerguimento do Estado”, afirmou. Sebastião Oliveira, candidato a vice, e André de Paula, ao Senado, também falaram no mesmo tom. 

Ampliação do Ceasa – Em visita a Itaíba, o candidato do PSB ao Governo do Estado, Danilo Cabral, esclareceu que não pretende esvaziar as feiras livres do Interior com a ideia de prolongar os serviços do Ceasa para todas as regiões do Estado. “A descentralização, dentro do programa Comida na Mesa, fará chegar a cada região uma unidade do Ceasa. Os feirantes reconhecem que isso é importante, porque vão poder comprar alimentos a um preço mais barato”, disse. 

Maratona no Agreste – O candidato do União Brasil ao Governo do Estado, Miguel Coelho, cumpre, hoje, uma maratona de atos de campanha pelo Agreste. Começa às cinco da matina com uma visita à Feira da Sulanca, em Caruaru. Segue para Tacaimbó para encontros com lideranças políticas, depois vai até São Bento do Una, Pesqueira e Buíque, encerrando a agenda com um comício em Pedra, já por volta das 20 horas. 

CURTAS 

VEZ DO IPA – Em Limoeiro, Raquel Lyra reforçou a necessidade de reestruturar o Instituto Agronômico de Pernambuco. Segundo ela, isso passa por melhores equipamentos públicos destinados a apoiar o pequeno, médio e o grande produtor para gerar emprego. “Isso diversifica a economia e garante crescimento para todos”, afirmou. 

SABATINA – Candidato do PL a governador de Pernambuco, Anderson Ferreira, participa, hoje, de um debate com segmentos da sociedade sobre o seu programa de governo, depois grava para o guia eleitoral e por volta das 19 horas tem sabatina na TV-Guararapes. 

Perguntar não ofende: Debate decide eleição? 

Fonte:Blog do Magn Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário