sexta-feira, 26 de agosto de 2022

O cenário está completamente em aberto na corrida pelo Governo

 

Tendo como base a pesquisa Simplex/CBN divulgada, ontem, com exclusividade por este blog, o cenário para o Governo de Pernambuco está completamente em aberto. Apenas, a candidatura de Marília Arraes (SD) está consolidada para o segundo turno da eleição, baseado pelos números.

O fato novo desta Simplex é que o candidato Anderson Ferreira (PL) apareceu em segundo lugar pela primeira vez, consolidando o que já havia apontado outros institutos. A nova rodada também aponta uma queda na intenção de votos que a candidata Raquel Lyra (PSDB) vem sofrendo. 

Um outro ponto que merece ser observado é o crescimento de Miguel Coelho (União Brasil) acima da margem de erro. Nesta rodada Simplex, ele foi o que mais cresceu, seguido de Danilo Cabral. Os dois tem um ponto em comum: o alto desconhecimento. 

Ao mesmo tempo que ter desconhecimento é trabalhoso para driblar é também positivo, pois quem não é conhecido não é menos rejeitado e tem mais chance de crescimento. Diferente de Marília que tem recall por ter acabado de sair das urnas, no Recife, e em 2018, rodou o Estado todo como pré-candidata ao Governo. 

Por fim, a Simplex aponta uma consolidação da candidata do Solidariedade no pleito e uma briga em aberto para o segundo lugar do 2º turno. A sorte está lançada!

LEVADO PELO BOLSONARISMO - O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), firmou o segundo lugar na corrida pelo Senado. Em sua frente, está a candidatura do PT, com Teresa Leitão. A polarização nacional Lula x Bolsonaro estará presente nesta corrida pela única vaga de senador. Os números ficaram semelhantes a Simplex divulgada no dia 31 de julho. Ele lidera o cenário espontâneo. 

FUROU A BOLHA - Mesmo seu candidato a governador estando com apenas 7,6% de intenção de votos, Teresa Leitão (PT) consolidou o primeiro na pesquisa Simplex. Essa é a prova que ela já conseguiu se apresentar como a candidata de Lula, Danilo ainda não. 

NO JOGO - O deputado André de Paula (PSD) não pode ser descartado de nenhuma hipótese, pois em Pernambuco o governador historicamente tende a eleger o senador. Se Marília mantiver esse viés de alta, ele fica mais forte na eleição. Além disso, André tem time na rua com a penca de prefeitos que o seguem. 

COLCHÃO SERTANEJO  - Pela primeira vez na pesquisa, Guilherme Coelho (PSDB) apareceu empatado tecnicamente com André de Paula. O tucano deve isso ao seu sertão que na amostragem confere a ele um alto percentual de intenção de votos. Lá, a chapa será Miguel e Guilherme, ambos são Coelhos, distantes nos palanques, mas juntos nas urnas. 

RÁPIDAS 

ALIVIOU - O sentimento geral dos analistas que os apresentadores do Jornal Nacional, Wiliam Bonner e Renata Vasconcelos, não tiveram  o mesmo tom com Lula que utilizaram com Bolsonaro. Deixando para o líder petista transformar a exposição no seu maior ato de campanha. 

COMEMOROU - O candidato da Frente Popular, Danilo Cabral comemorou a entrevista de Lula ao JN. “O Jornal Nacional com Lula, na noite de hoje, foi o grande reencontro do Brasil com a esperança de dias melhores”, disse Danilo.

PLANO DE GOVERNO - Num lugar bem simbólico como o Morro da Conceição foi o palco escolhido por Raquel Lyra e Priscila Krause para lançarem seu Plano de Governo. O candidato ao Senado, Guilherme Coelho também participou do ato. 

PINGA-FOGO: O guia eleitoral que começa hoje vai mudar o cenário em Pernambuco?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário