quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Ausência em debates pode ser causa do estacionamento de Marília

 

A pesquisa IPEC trouxe ontem novos números na corrida pelo Governo de Pernambuco e surpreendeu muita gente. Embora os números tenham se mantido praticamente intactos, Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB), oscilaram positivamente ainda que dentro da margem de erro. Marília Arraes (SD) e Miguel Coelho (UB) se mantiveram com o mesmo percentual de quinze dias atrás.

Alguns chegaram a levantar a hipótese de que Marília atingiu o teto. Talvez não. Como a pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 29, o IPEC pode ter detectado algo na campanha da candidata da Solidariedade que ela estava certa de investir: a ausência nos debates. É costume de quem está liderando com bastante folga nas pesquisas se ausente dos debates para evitar perder pontos em algum deslize (não significa necessariamente um despreparo). Mas o fato de todos os adversários divulgarem a ausência de Marília de debates e sabatinas pode causar um efeito negativo em quem pretende votar nela.

Em 2006, Lula foi aconselhado a não ir em nenhum debate no primeiro turno e focar na campanha de rua. A coordenação de campanha naquela época acreditava que o ex-presidente poderia vencer já no primeiro turno. O último debate na Globo mostrou a cadeira de Lula ao centro e vazia e chamou a atenção. Geraldo Alckmin, então no PSDB, cresceu e a eleição foi para o segundo turno. Ali, Lula não faltou em nenhum debate. 

Seria a vez de agora a equipe de Marília pensar se vale a pena mesmo se ausentar dos debates televisivos e estacionar os seus números nas pesquisas, ou se não seria melhor frequentar os debates e evitar a divulgação negativa de sua ausência.

Raquel - A candidata do PSDB, Raquel Lyra, foi quem mais saiu ganhando com a nova pesquisa IPEC. Embora tenha oscilado positivamente um ponto apenas, acreditava que Anderson Ferreira a ultrapassaria já nesta segunda pesquisa o que terminou não acontecendo. A comemoração se dá justamente por Raquel ter pouco tempo de tv e de estrutura de campanha comparado aos demais e mesmo assim se manter numericamente em segundo lugar.

Comemoração - Foi bastante comemorado o fato de Danilo Cabral ter subido dois pontos percentuais, ainda que dentro da margem de erro. Nos bastidores de sua campanha, acredita-se que nos próximos levantamentos, o socialista assuma a segunda colocação.

Percepção - Primeiro suplente de Teresa Leitão, Silvio Costa escreveu em suas redes sociais que bastaram apenas dois dias de guia eleitoral para que Teresa assumisse a liderança na pesquisa pelo Senado e Danilo empatasse em segundo lugar. "A população está começando a entender quem é verdadeiramente o time de Lula" disse Silvio.

E o PT? - Enquanto Danilo Cabral está numa luta intensa para chegar a dois dígitos nas pesquisas divulgadas pela TV GLOBO, a candidata ao Senado Teresa Leitão já aparece liderando com 15%. Ou seja, caso houvesse o voto casado entre Teresa e Danilo, o socialista já deveria estar tranquilo na segunda colocação. Será que tem alguém no PT que está marilhando por aí?

Feitosa - O Coronel Alberto Feitosa recebeu um valoroso apoio em sua caminhada pela reeleição à Alepe: o candidato ao Senado, Gilson Machado Neto disse que apoia o coronel para deputado estadual. "Ele é um homem de credibilidade e peço humildemente que votem nele. O povo diz eu vou votar no Coronel que ele é igual a Bolsonaro " declarou Gilson Machado.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário