quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Marília no teto, Danilo não reage

 

Na pesquisa do Ipec, ex-Ibope, divulgada, ontem, no NE-TV, da Rede Globo, na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, o candidato do PSB, Danilo Cabral, aparece praticamente estagnado – saiu de 6% para 8%, reação tímida, dentro da margem de erro. Para quem está há cinco meses em campanha, é mais um sinal de que pode mesmo ficar fora do segundo turno.

Uma pesquisa sem novidades. Marília Arraes, candidata do Solidariedade, estagnou nos 33% e parece ter alcançado o seu teto, enquanto os demais se mantém emparedados: Raquel Lyra, candidata do PSDB, tem 12%, Anderson Ferreira, do PL, 11%, e Miguel Coelho, do União Brasil, 9%. Impossível apostar quem será o adversário de Marília no segundo turno.

O levantamento não reflete ainda o impacto da propaganda eleitoral no rádio e na TV, porque foi feito entre os dias 27 a 29, pegando apenas três dias do horário eleitoral. Esse reflexo, na verdade, só será visto com pelo menos 15 dias, porque os guias e as inserções não são diárias, mas alternadas com a corrida presidencial.

Os números do Ipec, portanto, estão fora de qualquer interpretação relacionada ao que os candidatos já mostraram no rádio e na TV, o que, diga-se de passagem, é muito pouco, ou quase nada. Brancos e nulos caíram de 17% para 13%, mas os indecisos continuam na mesma margem de 9%.

A Globo não informa se o levantamento foi por telefone ou presencial, o que faz diferença – e muito. Foram aplicados 1,2 mil questionários em 51 municípios. As pesquisas do Instituto Opinião, exclusivas deste blog, alcançam um universo bem maior. São dois mil questionários em 80 municípios, no modelo presencial, que tem uma margem de segurança bem maior.

Briga por Lula – Quem entrou na briga agora pelo apadrinhamento de Lula, com uso exclusivo da sua imagem na campanha em Pernambuco, foi a candidata do PT ao Senado, Teresa Leitão.  “No Estado, Lula está com a Frente Popular. Apoia as candidaturas de Danilo Cabral para governador e Teresa Leitão para senadora, como é notório”, diz o advogado Leonardo Vigolvino, da equipe jurídica da Frente Popular.

Segundo debate – A Rádio Cultura de Caruaru, a TV-Nova, o Diário de Pernambuco e a Rádio Clube formaram um pool na promoção do segundo debate entre os candidatos a governador na capital do Agreste. Será amanhã, a partir das 21h30m, no auditório do Centro de Convenções do Senac, mediado pelo jornalista Rhaldney Santos, colunista político do DP e âncora da TV-Nova.

Candidatos ameaçados – O Ministério Público Eleitoral questionou cerca de 800 registros de candidaturas de postulantes a vagas para presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital em todo o País. O balanço foi divulgado, ontem. O MP Eleitoral afirma que as contestações ocorrem por diversos motivos. Entre eles, estão a suspensão dos direitos políticos; condenações criminais, por improbidade administrativa, por abuso de poder político e econômico; e demissão do serviço público em decorrência de processo administrativo.

Mudou o tom – O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mudou o tom, ontem, em novo vídeo do horário eleitoral gratuito na TV. Em uma nova peça, o mandatário apostou em contar sua história de vida, com depoimentos dos irmãos Denise, Solange e Renato Bolsonaro. O vídeo relembra momentos da infância do presidente, com fotos da família e imagens de Eldorado (SP), cidade onde morava. A peça também traz entrevistas com vizinhos e amigos de infância do atual chefe do Executivo.

Caça aos evangélicos – Já seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visando alcançar o voto dos religiosos, abriu o programa com uma canção que repete por diversas vezes o verso “tenho fé e peço a Deus”, seguido de palavras como “amor” e “esperança”. “Meus amigos e minhas amigas, peço a Deus que ilumine essa nação e nos ajude a reconstruir o Brasil”, discursou Lula.

CURTAS

NOS DEBATES – O presidente Bolsonaro (PL) disse, ontem, que pretende ir a outros debates eleitorais com candidatos ao Planalto. Ele participou de encontro promovido pela Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço). Em conversa com jornalistas, na saída do evento, ele foi questionado se pretendia ir a outros debates. “Você falou o verbo no tempo certo. Pretendo, pretendo”, disse.

SAÚDE – Ciro Gomes negou que tenha questionado o estado de saúde do ex-presidente Lula (PT) em uma postagem em seu perfil no Twitter, apagada poucas horas depois de ser publicada. “Será que não entendem que Lula está cada dia mais fraco – fisicamente, psicologicamente e teoricamente – para enfrentar a direita sanguinária?”, dizia a mensagem, acompanhada de uma foto do petista no debate entre candidatos ao Palácio do Planalto realizado pela emissora Band no domingo passado.

Perguntar não ofende: Marília Arraes vai ao debate na Cultura em Caruaru?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário