terça-feira, 30 de agosto de 2022

No segundo turno, a tendência é que Raquel Lyra apoie Marília Arraes

 

Foto: Divulgação 


Com uma disputa acirrada pela vaga de governador (a) de Pernambuco, cinco candidatos apresentam chances reais de ocupar o posto a partir de 1 de janeiro de 2021, no Palácio do Campo das Princesas. Enquanto as pesquisas mostram a candidata do Solidariedade, Marília Arraes (SD), isolada na liderança, o segundo lugar segue embolado entre Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB), Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL), apontam os levantamentos mais recentes. 


Essa fragmentação aumenta a possibilidade de um segundo turno na disputa pela sucessão de Paulo Câmara (PSB), algo que não acontece desde 2006, quando Eduardo Campos venceu a eleição, abrindo caminho para 16 anos de hegemonia da Frente Popular.


Até o momento, quem estaria no eventual segundo turno seria a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra e a deputada federal Marília Arraes, aponta a pesquisa Ipec (Registrada sob o número BR-09411_2022) divulgada no último dia 15 de agosto. Porém, com o crescimento de Danilo, postulante da Frente Popular, Miguel, que tem o maior tempo de TV da oposição e de Anderson, candidato de Bolsonaro (PL), a ex-gestora de Caruaru pode acabar ficando de fora. A distância entre eles está dentro da margem de erro.


Pessoas próximas a Raquel confidenciaram ao Blog do Alberes Xavier que, caso ela não chegue ao segundo turno, a tendência seria ela apoiar Marília. A ex-prefeita aposta em uma chapa feminina, formada com a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), que tem penetração no eleitorado da região metropolitana. Por esse motivo, seu apoio a Marília seria tido como algo natural, já que, com ela fora, a postulante do Solidariedade seria a única figura feminina na disputa estadual. Ao contrário dos outros candidatos, as duas não estão se digladiando e mantêm o respeito.


Raquel e Priscila formam a única chapa feminina competitiva para governo e vice, num aceno às mulheres, que formam 54% do eleitorado pernambucano. Para disputar votos com Miguel no Sertão, Raquel tem como candidato ao Senado da sua chapa o primo dele, o empresário Guilherme Coelho (PSDB), também ex-prefeito de Petrolina. 


Raquel é filha do ex-governador João Lyra Neto, que foi vice de Eduardo Campos. Ela deixou o PSB após o partido não apoiar sua intenção de ser candidata a prefeita de Caruaru em 2016. Foi para o PSDB e venceu o pleito.


Líder nas pesquisas, Marília trava uma batalha pelos votos lulistas com Danilo Cabral. Apesar de o candidato do PSB ser apoiado oficialmente pelo ex-presidente, a neta do ex-governador Miguel Arraes usa a imagem do ex-presidente nos palanques e lembra os vínculos com o PT, partido ao qual foi filiada por seis anos.


Curtinhas


Digital: Conectando Pernambuco às novas tecnologias e tendências utilizadas em todo o mundo, permitindo desburocratizar processos e agilizar a entrega de serviços aos cidadãos com mais qualidade e eficiência, o candidato a governador Danilo Cabral, da Frente Popular, garantiu que vai promover um profundo processo de transformação digital da máquina pública estadual. Ele explicou, durante participação no podcast Fala Ordinário, nesta segunda-feira (29), que a incorporação de novas tecnologias na estrutura pernambucana vai ajudar quem deseja empreender no estado e gerar empregos e oportunidades, ao mesmo tempo que facilita a vida dos cidadãos para acessar políticas públicas, como na saúde e na educação.


Eleições: Desde o início da campanha eleitoral deste ano, que começou oficialmente no último dia 16, o verbete do candidato Ciro Gomes (PDT) na Wikipédia teve mais visualizações que os de todos os outros postulantes ao Palácio do Planalto, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Deputados do Centrão indicaram, em média, 68% de todas as emendas individuais feitas ao Orçamento da União e executadas entre 2019 e 2022. Os valores são mais que o dobro do executado por outros partidos.

Fonte: Blog do Alberes Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário