segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Debate evidencia polarização entre Lula e Boolsonaro

 

No primeiro debate das eleições deste ano, a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou evidenciada e a troca de farpas entre eles permeou todo encontro.

O atual presidente disse que o governo do petista foi o mais corrupto da história. Lula rebateu e acusou Bolsonaro de estar destruindo o país. A corrupção foi o tema escolhido por Bolsonaro para fazer a primeira cutuca direta em Lula. O ex-presidente replicou em outra pergunta sobre o Auxílio Brasil e a continuidade dele após dezembro. Nas réplicas, eles se saíram bem, Lula enfatizando as ações dos seus governos no fortalecimento das instituições e Bolsonaro prometeu continuar o auxílio no próximo caso seja reeleito.

Por sua vez, o candidato Ciro Gomes tentou de várias formas furar a polarização equiparando Lula a Bolsonaro e seus respectivos governos. O ex-ministro disse não ter nada de pessoal contra os concorrentes “o que estou querendo é oferecer ao Brasil uma nova foram de fazer governo”.

A novidade deste debate foram as posturas duras e corajosas das candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil). A emedebistas fez autocrítica, bateu forte em Lula e Bolsoanro, além e apontar caminhos. Soraya também usou do mesmo expediente de Tebet e não poupando críticas ao ex-presidente e o atual. Elas obrigaram os dois principais candidatos a sinalizarem para o eleitorado feminino. Foi um show a parte no debate de ontem.

Por fim, quem foi o grande vencedor desse debate – pergunta que muitos fazem – foram dois: Lula e Bolsonaro. Eles aproveitaram as horas de exposição para alimentar a polarização entre eles e por consequência tentar afunilar o processo de escolha. Isso ficou claro nas considerações finais deles.  O debate foi organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, Uol e TV Cultura e teve também a participação dos candidatos Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL),  Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Avila(Novo) e Soraya Thronicke (União).

COLANDO A IMAGEM – Durante a inauguração do comitê da majoritária ficou visível a estratégia do deputado André de Paula (PSD) para casar com a imagem da candidata ao Governo, Marília Arraes (SD). Ainda nessa pegada, ela gravou uma inserção para pedir aos seus eleitores voto no seu senador. André e Marília estão muitos sintonizados.

CANDIDATO DE BOLSONARO – Ainda falando na disputa pelo Senado em Pernambuco, o ex-ministro Gilson Machado também vem forte. Ele é o único no campo da direita e muitos ainda não sabem que ele é candidato. A imagem dele atrelada ao presidente faz ele deslanchar nas pesquisas de intenção de votos.

APOSTA NO GUIA – Membros da Frente Popular estão animados para verem os resultados das pesquisas após dez dias de guia eleitoral. As fichas dos socialistas estão todas colocadas à mesa na espera do efeito que Lula fará pedindo votos para Danilo Cabral. Esse movimento também ajudará alavancar a candidatura de Teresa Leitão para o Senado. Além disso, a Frente Popular vem esperando o efeito das agendas de rua, sobretudo no interior.

RÁPIDAS

MOSTRANDO FORÇA – Os eventos comandados pelo deputado Wolney Queiroz estão mostrando a força de sua candidatura à reeleição na Câmara dos Deputados. O presidente do PDT ainda conta com uma cauda consistente e animada.

CANDIDATO PRESENTE – Candidato a federal, Guilherme Uchoa Junior (PSB) está na disputa entre os candidatos que mais anda nessa eleição. De Mirandiba ele foi à Itaquitinga, passou em Araçoiaba e seguiu numa agenda pesada no final de semana.

FIEL ESCUDEIRO – Em sua passagem pela Mata Norte, a candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) mostrou que na região o prefeito de Vicência, Guilherme Nunes, conhecido como Guiga é o princpial entusiasta do seu projeot e mobiliza pesado. Ele é o diferencial da campanha da tucana na região.

PINGA-FOGO: Quem se saiu melhor no primeiro debate presidencial?

Fonte:Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário