quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Danilo e Miguel precisarão contrapor Marília no guia eleitoral

 

Foto: Divulgação

A disputa pelo governo de Pernambuco assumiu novo patamar com o início do guia eleitoral, onde os candidatos do PSB, Danilo Cabral, e do União Brasil, Miguel Coelho, possuem os maiores tempos de televisão e de rádio, o primeiro com 4 minutos e 22 segundos e o segundo com 2 minutos 13 segundos, cujas inserções também repetem a mesma proporção levando em conta as coligações de cada candidato.

Com um vasto tempo de televisão, Danilo Cabral e Miguel Coelho se diferenciam de seus outros dois adversários, Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB), que possuem menos de 50 segundos cada, o que dificulta qualquer movimento mais incisivo de críticas a líder absoluta nas pesquisas, Marília Arraes (Solidariedade).

Diante deste cenário, tanto Danilo quanto Miguel deverão separar uma parte de seus respectivos tempos de televisão para desconstruir a candidatura de Marília Arraes, e não podem esperar muito tempo, uma vez que a campanha é de tiro curto e resta a partir de hoje apenas um mês com campanha nas ruas, nas redes sociais e nas mídias tradicionais, o que evidencia que qualquer retardamento de uma ofensiva deles poderá prejudicá-los no objetivo de chegar ao segundo turno.

Apesar de as campanhas não sinalizarem o momento exato de quando começará a desconstrução da candidatura do Solidariedade, é provável que nos próximos dias isso venha a acontecer, não deixando para depois do feriado de 7 de setembro, que poderá ser tarde demais para pelo menos uma das candidaturas que estão tentando chegar ao segundo turno da disputa pelo governo de Pernambuco.

Comenda Jurídica – O advogado pernambucano Delmiro Campos recebeu, ontem (30), a Comenda do Mérito Eleitoral, entregue pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul. Delmiro Campos foi Desembargador Eleitoral do TRE-PE e Diretor da Escola Jurídica Eleitoral de Pernambucano. Atualmente, é presidente da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e coordena o jurídico da campanha de Miguel Coelho ao governo do Estado.

Espiral do silêncio – O cientista político Antônio Lavareda avaliou que o eleitor do presidente Jair Bolsonaro poderá não estar sendo captado em sua totalidade nos levantamentos eleitorais divulgados até o presente momento, sobretudo nas camadas sociais mais baixas, devido a não querer se indispor com seus próprios setores da sociedade. O episódio não é novo, pesquisas de 2018 não captaram o real tamanho dos votos de Jair Bolsonaro, que obteve 46% dos votos válidos, contra a projeção dos principais institutos que na véspera da eleição não chegaram aos números, o antigo Ibope apontou 41%, enquanto o Datafolha cravou Bolsonaro com 40% dos votos válidos.

Rejeição – A rejeição do presidente Jair Bolsonaro na eleição passada, considerando a véspera do primeiro turno era de 43% no Ibope e 44% no Datafolha, agora o número que rejeita o presidente no Ipec (Ex-Ibope) é de 47% e no Datafolha é 53%.

Inocente quer saber – Quem vai atirar o primeiro petardo contra Marília Arraes no guia eleitoral?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário