sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Lula tem entrevista mais tranquila e passa ileso no JN

 

Foto: Divulgação

Após a entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) na última segunda-feira, que foi recebido com um tom mais duro pela bancada do Jornal Nacional, foi a vez do ex-presidente Lula falar no principal telejornal do país. A bancada composta por William Bonner e Renata Vasconcelos iniciou a pergunta sobre corrupção frisando que Lula não deve mais nada a justiça por conta do petrolão, e questionou como seria a atuação de um terceiro governo Lula no combate à corrupção.

O ex-presidente afirmou que corrupção só aparece no governo quando se deixa investigar, afirmando que fortaleceu o MPF, a PF e garantiu que os órgãos de controle pudessem investigar qualquer tipo de corrupção, inclusive a que envolve o presidente e seus aliados. Já sobre a relação política com o Congresso Nacional, repetiu Bolsonaro e disse que iria dialogar com os parlamentares do centrão, fez apenas o adendo de que iria acabar com o orçamento secreto ao afirmar que o seu adversário virou uma espécie de bobo da corte por não ter o controle do orçamento que ficou nas mãos de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

Apesar de criticar a situação, não ficou muito claro como seria num eventual governo Lula a relação com o Congresso sem o advento das emendas de relator, batizada de orçamento secreto, Lula disse apenas que iria conversar com os parlamentares como se fosse fácil reduzir o poder do legislativo somente com diálogo. Lula também não quis se comprometer com a questão da lista tríplice da Procuradoria Geral da República, apesar de criticar a medida de Bolsonaro, de ter escolhido Augusto Aras fora da lista tríplice, não garantiu na entrevista que iria fazer diferente e retomar a escolha do mais votado pela categoria de procuradores.

Ao fim da entrevista, Lula passou bem pela bancada do Jornal Nacional, ora pela postura mais amena de Bonner e Renata, ora pela própria capacidade de comunicação de Lula, que indiscutivelmente é mais eloquente que seu adversário. Assim como Bolsonaro, Lula não perdeu votos na entrevista e pode ter ganhado alguns eleitores indecisos e sintonizados com alternativas da terceira via.

Na estrada – Com bases em todas as regiões do Estado, o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), candidato ao terceiro mandato na Alepe, cumpre agenda movimentada neste fim de semana. Nesta sexta, tem compromisso em Cabrobó, no Sertão do São Francisco e, no sábado em Carnaíba, no Sertão do Pajeú. No domingo de manhã participa de cavalgada em Calçado, no Agreste, e à tarde, comanda arrastão e comício em Quipapá, na Mata Sul.

Dobradinha – O ex-deputado estadual Dr. Valdi, que tentará voltar à Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PL, tem intensificado sua dobradinha com Iza Arruda (MDB), candidata a deputada federal. A dobradinha deverá render bons frutos para os dois e fortalecê-los nas suas respectivas empreitadas.

Inocente quer saber – O que motivou um tom mais ameno da bancada do JN na entrevista com Lula em relação a de Jair Bolsonaro?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário