quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Descumprimento de acordo no Rio, gera mal estar entre PT e PSB

 

O PSB do Rio de Janeiro tem protagonizado um verdadeiro mal estar na campanha presidencial de Lula que pode terminar respingando em outros estados como Pernambuco. De tudo já aconteceu no Rio chegando ao fato de um áudio vazado da deputada Benedita da Silva citando como exemplo justamente Pernambuco. O que aconteceu foi o seguinte: o PT após lançar o nome de André Ceciliano ao Governo do Rio, viu o deputado Marcelo Freixo se filiar ao PSB para ser o candidato único das esquerdas por lá.

Lula conversou com André Ceciliano e com o PT do Rio e ambos fizeram um acordo para apoiar Marcelo Freixo em troca de um apoio a Ceciliano para o Senado. A ideia foi bem clara e dada pelo próprio Lula: Ceciliano, você não será candidato a governador. Nós vamos apoiar o Freixo e você vai concorrer ao Senado. Lá, o PSB decidiu fazer barba, cabelo e bigode e indicar Alessandro Molon para o Senado, fazendo com que o PT não tenha um palanque no estado, mesmo Lula liderando as pesquisas.

Coincidência ou não, mas aqui foi a mesma coisa prometida a deputada federal Marília Arraes: ela seria o nome do PT para o Senado em Pernambuco pela Frente Popular. Se o PSB não cumpriu o acordo com Lula no Rio de Janeiro quem garantiria que em cima das convenções e com a deputada Marília sem nenhuma perspectiva de mudança ou janela partidária não teria novamente sua legenda negada e sobraria apenas disputar uma vaga na Câmara Federal? vale a reflexão que foi lembrada durante todo o dia.

Outra questão é a preocupação de que o caso do Rio de Janeiro termine respingando em Pernambuco e em outros estados e olhem bem que o nosso foi citado como exemplo. "O PT fez de tudo pelo PSB" disse Benedita da Silva. Vale relembrar o que o próprio Lula disse em visita a Pernambuco que Danilo Cabral era o seu candidato justamente porque o ex-presidente cumpre acordos. E ao PSB está faltando uma voz de comando para dar o grito e puxar às rédeas.

Receio - O grande receio do PSB e que Lula realmente resolva abrir espaço de apoio as três candidaturas que o apoiam aqui: Danilo, Marília Arraes e João Arnaldo. Dos três, o nome que mais tem se beneficiado do plano nacional petista é Marília justamente pelo histórico de militância recente junto ao PT. 

Não afeta - Em meio a turbulência do PT e PSB no Rio de Janeiro, a vice-governadora Luciana Santos veio a público defender a aliança com o PSB. “Lula tem consciência da importância dessa aliança estratégica que Pernambuco representa e, por isso mesmo, essa determinação de cravar e consolidar essa construção que foi muito importante para o país, por conta da presença do PSB nacional na vice, com Geraldo Alckmin. É uma construção que vai para além de Pernambuco e fortalece estratégia nacional pela vitória de Lula”, disse.

Marília avisou - Em entrevista recente à Veja, a pré-candidata Marília Arraes ironizou o apoio do PSB ao ex-presidente Lula. "Todo mundo conhece o PSB aqui e sabe muito bem que no dia que Lula não os apoiar eles (o PSB) vão dizer: então deixa Bolsonaro ganhar mesmo". A fala de Marília que foi bastante repercutida nas redes sociais foi relembrada ontem.

Danilo - Embora Benedita da Silva tenha feito referência a Pernambuco no áudio que vazou para a imprensa é preciso fazer justiça com Danilo e com o PSB de Pernambuco. O parlamentar que é pré-candidato a governador do estado se posicionou claramente sobre o cumprimento do acordo do PT e PSB no Rio de Janeiro chegando a postar que a vaga de senador deveria ficar com o PT e não com Alessandro Molon. 

PDT - O PDT confirmou em convenção realizada ontem o apoio a Danilo Cabral para governador e Teresa Leitão para o Senado. Embora todos soubessem da confirmação do apoio a Danilo, o reforço foi muito importante para Teresa tendo em vista que eles ainda não tinham se manifestado publicamente.

Bolsonaro em Pernambuco - O deputado federal André Ferreira (PL), um dos coordenadores em Pernambuco da campanha à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou de um culto, na manhã de ontem, em Brasília, com a bancada cristã na Câmara Federal. Ao lado de Bolsonaro, André ressaltou a importância da Marcha para Jesus, evento a ser realizado no próximo sábado (6), no Recife, e confirmou a presença do presidente.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário