quinta-feira, 4 de março de 2021

Pazuello promete vacinar metade da população até junho e enquadra consórcios

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello participou de uma reunião, ontem, com a CNM (Confederação Nacional dos Munícipios) e todas as Associações Municipalistas dos Estados. Na videoconferência, o ministro fez algumas promessas: primeiro, dobrar o número de envio de vacinas para Estados e Municípios; depois, vacinar 50% da população brasileira até o mês de junho.

Segundo o ministro, o maior gargalo no momento é a falta de vacinas disponíveis no mercado. Ele também falou dos consórcios de vacinas e enquadrou dizendo que todos que adquirirem antes da fase 4, ou seja, da vacinação do grupo de risco terão que fazer doação para o PNI (Plano Nacional de Imunização), para só depois ser redistribuído. Inclusive, essa questão vale para a iniciativa privada.

Em outras palavras, mesmo os prefeitos que aderiram a esses consórcios terão que esperar de todo jeito a distribuição via Ministério ou essas doses serão confiscadas.

SOCORRO AO SETOR DE EVENTOS – A Câmara dos Deputados aprovou ontem um projeto que prevê ações emergenciais para o setor de eventos, o dos que mais sofreu com o fechamento devido a pandemia. A proposta, além de favorecer o financiamento de dívidas, está a prorrogação, apenas para empresas da área, de programa que permite a redução de salário e jornada de trabalho. O texto vai ao Senado.

RECORDE – Os leitos de UTI em Petrolina atingiram 95% de ocupação, esse é o maior número desde o início da pandemia em março do ano passado. Preocupado com a situação, o prefeito Miguel Coelho gravou um vídeo pedindo a colaboração da população para manter o isolamento social.

FÉ E VÍRUS – Vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, André Ferreira (PSC) apresentou um projeto para adicionar as igrejas entre os serviços essenciais. A matéria causa muita polêmica e as opiniões são diversas.

RÁPIDAS

CONTAS – O prefeito Marcelo Gouveia (Paudalho) comemorou muito mais uma conta aprovada no Tribunal de Contas do Estado. Agora no exercício de 2017, com essa aprovação o gestor já contabiliza duas contas aprovadas no pleno. A decisão final cabe a Câmara de Vereadores.

FISCALIZAÇÃO – Chegando mais um final de semana, o PROCON e a Polícia Civil prometem intensificar a fiscalização para que os bares e restaurantes cumpram as determinações do Governo. Na semana passada, um restaurante em Carpina foi interditado.

PINGA-FOGO: A Oposição vai se entender para 2022?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário