sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Tônica política

Foto: Divulgação 

A governadora Raquel Lyra foi eleita em 2022 sem precisar lotear seu governo, pois as circunstâncias da eleição não exigiram que ela fizesse o toma lá dá cá para formar uma base política. Apesar disso, Raquel fez concessões no segundo escalão, contemplando o União Brasil, o MDB, o PP e o PL. Enquanto no primeiro escalão apenas Daniel Coelho e Evandro Avelar com alguma experiência política foram alçados ao posto de secretários, os demais eram ilustres desconhecidos da maioria da classe política.

Raquel vem de uma família tradicional na política, com ministro de estado, prefeitos, deputados e governadores. Portanto, ela sabe que a política não pode ser negligenciada, uma vez que a construção de um governo exitoso inexoravelmente passa por uma boa articulação política.

Além dos partidos já citados, uma nova legenda está ingressando no governo, trata-se do PSD. A secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, passa a ocupar a secretaria de Cultura do governo Raquel Lyra. Mas não é o único movimento, Alex Campos, diretor da Anvisa, e cria de André de Paula, teve uma conversa com a governadora em Brasília e avançou para que ele possa assumir a presidência da Compesa.

Evidentemente que o ingresso do PSD com dois robustos espaços vai gerar contrapartida de outras legendas que apoiam a governadora, mas foi exatamente pela condição de ter montado um secretariado técnico que Raquel terá espaço para mover o tabuleiro e dar uma tônica mais política ao seu governo, contemplando novas indicações de legendas representativas que lhe ajudarão ainda mais na governabilidade.

Gabinete lotado – A semana foi agitada no gabinete do senador Fernando Dueire (MDB), em Brasília. Ele recebeu os prefeitos Wellington Maciel (Arcoverde), Eliane Soares, (Santa Cruz), Aline Gouveia (Amaraji), Nininho Carvalho (Parnamirim), Valmir do Leite (Paranatama), Nino Nascimento (Nazaré da Mata), Fátima Borba (Cortês) e Marly Quental (Cedro). No foco o fortalecimento de apoio aos municípios, elo mais frágil da federação brasileira. Dueire prepara uma nova visita as cidades em diversas regiões do estado para conversar com as lideranças municipais, vereadores e empresários. O senador tem reafirmado que a vida é um fato local, e que as necessidades da população estão nas cidades, não em Brasília.

Homenagem – No próximo dia 31, no foyer do JCPM Trade Center, a partir das 18 horas, a classe política pernambucana e integrantes da nossa sociedade prestigiarão o lançamento da biografia de Jarbas Vasconcelos, o maior político vivo de Pernambuco e o mais vitorioso em disputas majoritárias da história do estado.

André de Paula – O ministro da Pesca, André de Paula, conseguiu emplacar aliados em vários municípios pernambucanos, como Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Político experiente, André tem o PSD como um importante ativo para garantir apoio político aos detentores de mandato que tentarão a reeleição em 2024.

Inocente quer saber – Quem ocupará a função de Cacau de Paula na secretaria de Turismo de João Campos?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário