quarta-feira, 3 de março de 2021

O fator Bolsonaro e o desafio da direita em Pernambuco

Nas eleições de 2022 estaremos completando 40 anos de eleições diretas para governador, quando em 1982 Roberto Magalhães derrotou Marcos Freire por uma diferença pequena de votos. Naquela ocasião, Magalhães elegeu consigo Marco Maciel para o Senado Federal, que por sua vez derrotou Cid Sampaio.

Somente em 1994 passamos a ter eleições casadas para presidente e governador, mas o histórico mostra uma vantagem de candidatos de origem de esquerda, Miguel Arraes (1986 e 1994), Eduardo Campos (2006 e 2010) e Paulo Câmara (2014 e 2018), Jarbas Vasconcelos, apesar de ser de origem de esquerda, precisou aliar-se à direita para ser eleito em 1998 e 2002. Então efetivamente de direita, somente Magalhães e Joaquim Francisco em 1990 foram vitoriosos no período democrático, e em ambas disputas venceram por margem mínima.

Para as eleições de 2022, há um enorme desafio do grupo oposicionista alinhado ao presidente Jair Bolsonaro para se viabilizar na eleição para governador. Desde 1998 que um candidato a presidente de centro direita não vence em Pernambuco, o próprio Bolsonaro em 2018 obteve no auge de sua popularidade pouco mais de 30% no primeiro turno e 33,5% dos votos válidos na segunda etapa.

Ainda que o presidente seja favorito a se reeleger no âmbito nacional, não há indicativo que ele poderá vencer em Pernambuco, dada a característica do estado de votar em presidenciáveis de centro-esquerda, e isso pode ter um efeito extremamente negativo entre os postulantes de oposição na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Sem sentido – O deputado federal André Ferreira (PSC) disse não entender a lógica do Governo do Estado de fechar os templos religiosos e igrejas, que adotam todas medidas sanitárias para evitar a disseminação da Covid, mas não toma qualquer medida contra a superlotação dos ônibus. “Não vemos nenhuma ação do Governo no sentido de cobrar dos empresários do transporte público a colocação de mais carros nas ruas”, ponderou o parlamentar.

Pesqueira – Após a cassação da chapa do prefeito e vice-prefeito de Arcoverde, os olhos se voltam para Pesqueira, onde a população aguarda o resultado do TSE, em relação ao julgamento de impugnação do Cacique Marquinhos.

Vacinado – O deputado José Queiroz (PDT) telefonou para o prefeito João Campos (PSB) para elogiar o processo de vacinação da capital pernambucana. O parlamentar, que já foi prefeito de Caruaru, fez o cadastro na plataforma digital do Recife Vacina e recebeu sua vacinação contra a COVID-19.

Redução – No grupo prioritário de COVID-19 que já foi vacinado no Recife, a capital pernambucana já reduziu em 60% os casos de internação com pacientes com mais de 80 anos. O prefeito João Campos comemora os números, mas pondera que há muito trabalho para a cidade atingir a imunidade de rebanho.

Guardas – O STF autorizou que todos os guardas municipais do país tenham direito ao porte de armas de fogo, independentemente do tamanho da população do município. A côrte declarou inconstitucionais dispositivos do Estatuto de Desarmamento que proibiam o uso de armas de fogo, de acordo com o número de habitantes das cidade. O armamento ou não agora caberá a cada prefeito.

Inocente quer saber – Bolsonaro tira ou dá votos em Pernambuco?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário