quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Em PE, estação de metrô que falhou em teste sofrerá reparos para Copa

Estação Cosme e Damião (Foto: Lorena Aquino/G1)Multidão espremida para chegar à escada da estação na Copa das Confederações (Foto: Lorena Aquino/G1)
Apesar de pronta desde a Copa das Confederações, em junho, a estação Cosme e Damião, no bairro da Várzea, Zona Oeste da capital, aguarda novas intervenções para funcionar durante a Copa do Mundo 2014, que começa em junho. A obra é um dos projetos de mobilidade para o Mundial, mas apresentou problemas no evento-teste de junho devido à superlotação.
G1 publica, entre 9 e 15 de dezembro, uma série de reportagens sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014. Segundo levantamento, 75% das obras de mobilidade estão atrasadas ou foram descartadas.
Durante a Copa das Confederações, os torcedores foram estimulados a usar o metrô para chegar à Arena Pernambuco, que fica em São Lourenço da Mata, a 19 quilômetros do Recife . A outra opção era ir de carro e pagar por vagas em estacionamentos periféricos. O problema é que a estação mais próxima, a Cosme e Damião, foi planejada para atender apenas a população da área, cerca de 3 mil passageiros por dia.
Assim, fotos da multidão espremida nos acessos às plataformas viraram o retrato da (falta de) mobilidade no estado. Só no primeiro jogo, 25 mil pessoas -- 75% do público -- usaram o metrô para ir ao estádio, uma demanda alta e concentrada em poucas horas.
A Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo em Pernambuco (Secopa-PE) anunciou obras para melhorar o fluxo no terminal e também passou a apostar em outros meios de transporte, para distribuir melhor o público.
De acordo com o Metrô do Recife (Metrorec), serão construídas duas rampas e instaladas duas escadas rolantes na Estação Cosme e Damião, dando outras rotas de saída aos usuários, além da escada e do elevador já existentes. Até o final de novembro, no entanto, essas obras não haviam começado.
Em nota, o Metrorec informou que ainda não existe previsão para o início, mas até a Copa elas estarão a serviço da população. "Como os contratos ainda estão em andamento, não podemos ainda precisar o valor total do investimento", diz em nota.
Lotação
A estudante Claudilane Lopes diz que o movimento na Estação Cosme e Damião é tranquilo no dia a dia. "O trem é apertado, mas a estação está muito boa, facilitou a minha vida. Antes, para ir a São Lourenço, tinha que pegar dois ônibus. Agora, a viagem ficou mais curta e pago só uma passagem", disse.
O estudante Bruno Aguiar tem a mesma opinião, mas lembra como ficou o local durante a Copa das Confederações. "Não é apertado aqui, dá para todo mundo da região, mas eu estive aqui em dias de jogo e estava sem condições, só com uma saída", comentou.
Engenheiro observa plataforma da estação. (Foto: Lorena Aquino/ G1)
Engenheiro considerou plataforma da estação inadequada
para atender torcedores. (Foto: Lorena Aquino/ G1)
Durante a Copa das Confederações, o G1ouviu Fernando Jordão, engenheiro e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apontou falhas na estrutura.
A plataforma da estação tem 100 metros de comprimento por 3,5 de largura, tamanho padrão adotado em outras estações do Grande Recife.
O problema, segundo o especialista, é que entrada e saída da plataforma têm uma única passagem, com cerca de 4 metros de largura, que fica ainda mais estreita por conta da escada, com 2,5 metros de largura – a saída da estação se dá através de um funil. Por isso, ele avalia que a dimensão da Cosme e Damião não condiz com o público esperado para as Copas.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou à reportagem que a construção da estação foi planejada antes de o Brasil ser confirmado como sede do Mundial, para atender 3 mil passageiros por dia.
Multidão tenta deixar chegar à plataforma do metrô, na Estação Cosme e Damião, no Recife (Foto: Luna Markman / G1)Estação já tinha o fosso para instalação da escada rolante, que ainda não foi colocada - e não há previsão para instalação do equipamento (Foto: Luna Markman / G1)
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Promessa de mais mobilidade
Na Copa das Confederações, os torcedores chegavam de trem à estação Cosme e Damião e depois pegavam um ônibus até a Arena. Durante o evento, muita gente reclamou sobre a demora na hora de voltar para casa. O jogo terminava e uma fila imensa se formava para entrar nos coletivos.
A Secopa afirmou que houve uma falha na sincronia entre os circulares e os trens, que seria sanada. "Além das obras para ampliar o fluxo na estação, estamos pensando em colocar atrações após as partidas para reter os torcedores, para eles não saírem 'de bolo' do estádio. Também teremos outras obras prontas que vão desafogar o metrô", disse o titular da Secopa, Ricardo Leitão, em entrevista coletiva no último dia 21 de novembro.
As outras obras às quais Leitão se refere são o corredor Leste-Oeste e o trecho externo do Ramal da Copa. "O corredor terá ônibus BRT, que levará o torcedor até o Terminal Integrado de Camaragibe e, de lá, ele poderá pegar o metrô para Cosme e Damião ou um circular direto para a Arena, por meio do trecho externo do Ramal da Copa. Isso dará um novo acesso ao estádio, pela margem esquerda do Rio Capibaribe. Hoje, só há acesso pela margem direita, pela BR-408", disse.
Secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão (Foto: Luna Markman / G1 PE)
Secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo
Leitão aposta em ônibus e carros para diversificar acesso
à Arena PE durante a Copa (Foto: Luna Markman / G1 PE)
O secretário ainda anunciou a ampliação das opções de estacionamento periféricos, de onde partirão ônibus circulares com destino ao estádio -- a Ceasa, a sede da Justiça Federal e o Parque de Exposição do Cordeiro devem servir de abrigo para os carros.
Na Copa das Confederações, os torcedores tinham como opção apenas o Parqtel e a UFPE, além de alguns shoppings. "Vamos continuar apostando no transporte coletivo para desafogar o metrô, além do uso dos táxis também. A ideia é diminuir o uso do metrô dos 55% observados na Copa das Confederações para 39,78% na Copa do Mundo", afirmou Ricardo Leitão.
Fonte :Por   | Para: CBN Foz

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