As pesquisas realizadas até o momento pelos mais diversos meios de comunicação trazem um dado bastante importante que tem sido analisado com critério por partidos, e pelos pré-candidatos a governador: a soma dos votos das mulheres em todos os levantamentos chega a quase 60%, isso quando a porcentagem delas não ultrapassa esse número. Seja a deputada federal Marília Arraes, seja a prefeita de Caruaru Raquel Lyra, ou a deputada estadual Clarissa Tércio.
Em nenhuma corrida eleitoral duas mulheres chegaram a liderar os levantamentos como vem ocorrendo agora entre Marília e Raquel Lyra. O único homem que consegue ficar em primeiro lugar nos levantamentos é o senador Humberto Costa que apenas agora começa a dar sinais de disposição para disputar o Palácio das Princesas.
Com esses números apresentados nos levantamentos podemos dizer que dificilmente teremos um candidato a governador que não esteja pensando em indicar para a vaga de vice, uma mulher. No caso do PSB, por exemplo, o nome da secretária Fernandha Batista é lembrado para disputar o governo do estado tendo em vista justamente o destaque das mulheres nesta fase de pré-campanha.
Já no campo oposicionista, o nome da deputada Clarissa Tércio já foi citado como provável vice de Miguel Coelho ao governo do estado. Outra que também tem sido pensado para o mesmo cargo é a deputada estadual Priscila Krause. E no plano de 2022, a deputada Marília Arraes também está tendo o seu nome lembrado para concorrer também ao senado federal onde Marília quando citada, lidera a disputa. O grande fator que impede hoje a entrada de Marília em uma disputa ao senado é que se daria apenas na Frente Popular. Até porque a deputada deve ser uma das deputadas mais votadas da eleição do próximo ano e tem sua cadeira garantida para a Câmara Federal.
Surpresa - Levantamentos internos realizados mostram que a desconhecida secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos está patinando já com mais de 5 pontos percentuais. Os números reforçam o que nós estamos dizendo nesta coluna: as mulheres vão ter um papel de destaque na eleição de 2022. Fernandha embora seja conhecida no mundo político é ainda desconhecida da população. No entanto sua presença nas agendas ao lado do governador tem dado destaque ao seu nome.
Vice - Caso o PSB decida por um outro nome que não seja o da secretária não está descartada uma composição tendo ela como vice. A composição de uma chapa majoritária entre homens e mulheres vem se refletindo nas campanhas vitoriosas, como foi o caso do Recife onde João Campos foi eleito tendo Isabella de Roldão como vice. Já no campo oposicionista apenas em Caruaru essa conjuntura foi seguida.
Vitória - As cidades de Palmeirinha e Capoeiras elegeram ontem em eleições suplementares quem irá governar os respectivos municípios pelos próximos 3 anos e 2 meses. Capoeiras, como já esperado foi eleito Nego do Mercado (PSB) e em Palmeirina a vitoriosa foi a Delegada Thatianne Macedo (SD).
Comemoração - O deputado e pré-candidato ao senado, Silvio Costa Filho (Repulicanos) comemorou a vitória do seu aliado, Nego do Mercado. “Tenho certeza que Nêgo do Mercado fará um excelente trabalho à frente da prefeitura da cidade de Capoeiras. Após a transição, vamos a Brasília para buscarmos ações e investimentos para melhorar a qualidade de vida do povo do município”, ressaltou Silvio.
Agenda positiva - O prefeito de Palmares, Junior de Beto, realiza hoje uma série de lançamentos, inaugurações e reinaugurações. A agenda se inicia às 8:30 da manhã e seguirá até o final da tarde. Para o prefeito, Palmares vive um novo momento de renovação e transformação.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário