Após rodar Pernambuco arregimentando apoios por onde passou, o governador Paulo Câmara computou um importante reforço para a Frente Popular durante sua passagem pela Mata Sul, ontem (28). Trata-se da prefeita de Escada, Mary Gouveia, e do seu grupo político que agora se aliaram ao Palácio do Campo das Princesas.
A cooptação de prefeita de Escada teve um efeito para além da Mata Sul porque ela tem ligação com o grupo dos Ferreira, um dos principais adversários da Frente Popular. Mary, inclusive, vota em André Ferreira para deputado federal. Para estadual, ela está com Sileno Guedes, presidente local do PSB e secretário estadual.
A exemplo de Mary, o governador já havia trazido da oposição quatro outros prefeitos: Galego de Nanai (Cabrobó) e Fabiano Marques (Petrolândia), no Sertão; Eduardo Honório (Goiana) e Jogli Uchoa (Araçoiaba), esses da Região Metropolitana; bem como o ex-prefeito de Igarassu e pré-candidato a deputado estadual, Mário Ricardo.
Além da boa relação e da firmeza da palavra de Paulo Câmara, outro fato contribuiu para a migração dessas lideranças. É que elas já perceberam que a eleição em 2022 será polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, com uma vantagem avassaladora para o petista, sobretudo, no Nordeste. E ninguém, logicamente, quer ficar de fora desse conjunto de forças, haja vista – todo mundo sabe! – que Lula ficará no palanque do PSB.
Junta-se a isso as vantagens de se aliado de Paulo Câmara, que administrou o estado com muita coerência e firmeza nessa pandemia, fazendo com que as pessoas seguissem o protocolo de saúde. Mesmo em um cenário catastrófico, Paulo pagou em dia a folha salarial e está avançando muito com o Plano de Retomada, ação que tem dado um gás em Pernambuco como um todo.
O povo quer saber: qual será o próximo prefeito a declarar apoio ao governador?
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário