sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Dormindo com o inimigo

 

A versão política e eleitoral do filme “Dormindo com o inimigo” parece já ter se incorporado fortemente aos bastidores da campanha dos candidatos da Frente Popular – Danilo Cabral, governador (PSB), Luciana Santos, vice (PCdoB) e Teresa Leitão, senadora (PT).

Tudo porque os candidatos proporcionais a deputados federal e estadual de todas as legendas que formam a Frente Popular, com raríssimas exceções, são flagrados fazendo campanha em faixa própria, sem associar suas imagens a Danilo e aos 5% de tendência de voto que ele vem patinando em todas as pesquisas de opinião pública.

As páginas das redes sociais dos principais nomes que disputam uma vaga na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Pernambuco têm evitado colar suas candidaturas à campanha da chapa majoritária da Frente Popular, temendo, talvez, perder seguidores e eleitores. Foi o que o blog comprovou até a edição desta coluna.

A página do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, candidato a deputado estadual, fez sua última postagem tendo Danilo como foco em 23 de julho passado, mas sequer publicou postagens convocando sua militância para a convenção oficial do candidato a governador do próprio partido, hoje à tarde, no Clube Português.

O perfil oficial do candidato socialista a deputado federal Pedro Campos (@pedrocampospe) expõe postagens com o pai Eduardo, a mãe Renata, os irmãos João, José, Eduarda e Miguel e nada de Danilo, Luciana e Teresa. Pedro até postou um card dias atrás no feed convocando para a convenção de logo mais, sem, entretanto, as imagens dos candidatos majoritários.

Os candidatos a deputado federal Felipe Carreras (@felipecarreras), Eriberto Medeiros (@eriberto.medeiros) e Tadeu Alencar (@tadeualencarpe), todos do PSB, também só têm feito postagens sem a presença de Danilo. O mesmo ocorre com os demais candidatos dos outros partidos como PP de Dudu da Fonte (@dududafonte), PCdoB de Reinildo Calheiros (@renildocalheiros) e PT de Liana Cirne (@lianacirne).

Nada de Danilo Cabral, Luciana Santos e Teresa Leitão nas páginas dos candidatos a deputado estadual Aglailson Victor (@aglailson_victor), Waldemar Borges (@waldemar_borges), Marco Aurélio (@marcoaureliomeuamigo), Simone Santana (@simonesantanape), todos do PSB, dentre outros, como o petista João Paulo (@joaopaulodopt), Clovis Paiva (@clovispaivaoficial) e Antônio Moraes (@deputadoantoniomoraes) do PP.

Quando o nome de Danilo entrou no cenário da sucessão estadual, depois que o ex-prefeito Geraldo Júlio foi rifado como candidato natural, confidenciou a interlocutores e amigos, em dezembro de 2021: “Esse Maracatu está mal ensaiado. Corro o risco de chegar à Convenção, ser oficializado, fazer a clássica foto com todo mundo posando de mãos dadas e depois, no dia seguinte, cada um vai cuidar de suas campanhas e eu vou ficar abandonado à própria sorte. Já vi esse filme antes”, dizia Danilo, inseguro das verdadeiras intenções das lideranças do PSB.

“Dormindo com o inimigo”, para quem não viu, trata-se de um longa-metragem da década de 1990 estrelado por Julia Roberts. E a expressão foi cunhada no mundo significando quando se está muito inocente, negligente e ludibriado dentro da sua própria casa.

Melhor adversário – Na véspera da sua convenção, hoje, no Clube Português, o pré-candidato do PSB a governador, Danilo Cabral, fez, ontem, uma longa reunião com o conselho político da sua campanha. Duas decisões importantes: centrar fogo em Marília e estimular, não se sabe ainda de que forma, para que Anderson Ferreira, do PL, chegue ao segundo turno com o próprio Danilo. Como candidato bolsonarista, na visão deles, seria presa mais fácil para ser batido em razão da rejeição do presidente no Estado.

A primeira pedra – Quem vai atirar a primeira pedra em Marília na convenção de Danilo? Soube que o escalado foi o língua solta Silvio Costa, suplente de Teresa Leitão. Ele já anda falando impropérios nas emissoras de rádio contra a candidata do Solidariedade ao Governo do Estado. Depois dele, Teresa Leitão, que no passado já foi grande aliada de Marília.

Voto surpreendente – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do caso que discute a nova Lei de Improbidade Administrativa, votou no sentido de que a retroatividade não se aplica a condenados com ações transitadas em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso. O entendimento de Moraes contraria interesse de políticos que tentam na Justiça uma espécie de anistia, sob a alegação de que as penalidades da Lei de Improbidade seriam tão graves quanto as decorrentes de ações penais.

Os frustrados – A argumentação de Alexandre de Moraes frustra os interesses de políticos como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia (PSDB-RJ); e os ex-governadores Anthony Garotinho (União Brasil-RJ) e José Roberto Arruda (PL-DF). Maia, Garotinho e Arruda chegaram a obter liminares do presidente do STJ, Humberto Martins, para suspender as ações e restabelecer a elegibilidade. Arruda teve a liminar revogada.

Propaganda infeliz – Na primeira peça para propaganda nas redes sociais, a candidata tucana ao Governo do Estado, Raquel Lyra, passou a impressão de que está jogando a toalha ao destacar num card a seguinte frase: “Meu compromisso é com as próximas gerações e não com as próximas eleições”. Seu marqueteiro fez o primeiro gol contra. Passou a impressão de que está precisando de uma boa reciclagem em propaganda política.

CURTAS

ENFERMAGEM – O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, ontem, o projeto de lei que estabelece um piso salarial para enfermeiros no valor de R$ 4.750 mensais. A Secretaria-Geral da Presidência não informou se houve vetos. A sanção será publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.

AXÉ BAIANO – Um só evento reúne, amanhã, no Recife, duas das maiores estrelas de axé do Brasil: Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Elas apresentam os shows das novas turnês: “Tudo Colorido” e “CLBRA Tour”, respectivamente, na área externa do Centro de Convenções, a partir das 18h30.

Perguntar não ofende: Qual vai ser o tom da convenção de Danilo hoje?

Fonte:Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário