sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Se sair do PT, Marília continuará sendo Lula, mas Lula não será mais Marília

 

O clima entre o PT e a deputada federal Marília Arraes não é dos melhores. Liderando pesquisas de intenção de votos para o Senado, a parlamentar não tem conseguido apoio para o seu projeto majoritário dentro da própria legenda. O PT é um partido que tem diversos grupos que convivem entre si, mas que lutam a ferro e fogo por espaço e poder. E Marília, que já está no partido desde 2015 deve saber disso já.

Particularmente não acredito que Marília vá deixar o PT e pra mim será uma grande surpresa se isso acontecer. O partido não divide militância. Um exemplo foi o que aconteceu na campanha da própria Marília para prefeita quando a mesma para conquistar o eleitorado mais ao centro trocou o vermelho pelo rosa e começou a esconder figuras como Lula e Dilma da campanha, algo que estava pactuado para todos os candidatos a prefeito do partido. Quando viu que estava perdendo espaço e a própria militância petista cruzava os braços, Marília colocou Lula na campanha e passou a adotar novamente o vermelho. 

Ali a deputada descobriu o peso da militância do partido, apesar dos pesares. Desta vez o que está em jogo é um mandato que Marília tem certo de deputada federal. Mas, a parlamentar já deixou claro que quer o Senado, embora não vá conseguir justamente por ser na Frente Popular. Todos sabem que o mandato de Senador é de oito anos e que daqui a quatro anos, já com quatro anos garantidos pela frente, Marília pode disputar o governo do estado por qualquer partido. Sim: a fidelidade partidária vale apenas para cargos eleitos proporcionalmente (deputados, vereadores) e não para majoritários (prefeitos, presidentes, governadores e senadores). Marília pode mudar de partido e disputar o governo tranquilamente. 

Sair do PT e ser candidata pelo PSOL, PDT ou qualquer outro partido? seria uma boa para Marília e mostraria uma posição independente se vier a tomá-la. Mas, com um candidato do PT ao Senado e Marília disputando por outra legenda, ela terá que enfrentar não apenas a militância petista mas também Lula que estará quase que diariamente na campanha pedindo votos nas redes sociais, guia de TV e Rádio e também em eventos que venham a acontecer. É bem assim: caso deixe o PT, Marília continuará com suas raízes e ideais de esquerda, e também sendo Lula. Mas, Lula não será Marília.

Só o PT - Todos conhecem bem a forma como Lula conduz uma campanha e que ele coloca sua eleição presidencial como prioridade. Lula não virá a Pernambuco fazer campanha para dois candidato ao Senado, mas apenas para um só. Lula não pedirá votos para dois candidatos a governador, mas para um só. Se Lula bateu o martelo pelo PSB já mandou o recado. 

Coragem - É lógico que caso a petista decida sair do partido e se filiar a outra legenda será um gesto e tanto de coragem que eu não duvido que tenha. João Paulo, atual deputado estadual, foi por várias vezes incentivado a sair do PT e quando saiu caiu de um patamar de quase 300 mil votos para menos de 50 mil e chegou se arrastando na Assembleia Legislativa.

Agenda -  o prefeito João Campos e o governador Paulo Câmara autorizam o início dos serviços da triplicação da BR-232. Com um aporte de quase R$ 100 milhões, a intervenção tem o objetivo de melhorar a fluidez da via, assegurando a integração dos modais de transporte, fortalecendo a mobilidade urbana e a acessibilidade dos usuários. A assinatura da ordem de serviço acontecerá no Palácio do Campo das Princesas.

Raquel Lyra - Pré-candidata ao governo do estado, Raquel Lyra, filiou nesta quinta, 24, o ex-prefeito de Itapissuma, Clóvis Cavalcanti. Na ocasião, também foram filiados importantes lideranças da cidade: os ex-vereadores Rubens Sestil, Pirro e Neto de Pirro, que irão compor a comissão provisória na cidade. O vereador Ju de Pirro também participou do encontro e anunciou apoio ao projeto do PSDB nas eleições de outubro.

João Paulo Costa - O deputado estadual João Paulo Costa segue ampliando suas bases em busca da reeleição. O ex-prefeito do município de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes (PSB), anunciou que não será mais candidato a deputado estadual. Mendes revelou que teve uma longa conversa com o ex-deputado Silvio Costa e que apoiará o deputado João Paulo Costa nas eleições deste ano.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário