sábado, 26 de fevereiro de 2022

Republicanos está insatisfeito com Planalto e pode deixar base do governo

 

 (crédito: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Integrantes do Republicanos estão descontentes com o tratamento recebido por parte do governo Jair Bolsonaro e já há rumores de que o partido pode deixar a base do governo.

"Os membros estão indo, em sua maioria, ao PL, em detrimento do Republicanos. Nós não estamos sendo tratados com o mesmo tipo de posicionamento dado aos demais partidos", reclamou o deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP). Ele frisou que a legenda tem sido leal ao governo.

Um interlocutor do partido disse ao Correio que o motivo da eventual saída da base de governo são as próprias atitudes do presidente. "A partir do momento em que a gente começou a conhecer mais de perto as ações do mandato de Bolsonaro, que são as mesmas da época de deputado federal, a coisa ficou difícil", afirmou, sob a condição de anonimato. "A gente esperou para ver se a coisa ia melhorar. Ferir menos a imprensa, aglomerar menos, falar menos. Não foi nada daquilo. Quem está ficando com ele é só por interesse."

Um parlamentar afirmou, também sob sigilo, que o maior descontentamento ocorreu quando Bolsonaro, supostamente, orientou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a não se filiarem ao Republicanos e, sim, à sua legenda, o PL. "Ele quer fazer uma política partidária apenas com o PL e com o PP. Não acredito que a gente fique neutro. Vamos definir, mais em abril, o caminho que o partido irá seguir", comentou.

Para o deputado Celso Russomano (PRB-SP), porém, não há possibilidade de a sigla deixar a base do governo. "Há alguns deputados que têm um viés mais voltado para o centro, a esquerda… Eles ficam plantando isso. Essa vontade interna não é da maioria", assegu

Na quarta-feira, o presidente da sigla, Marcos Pereira, disse que Bolsonaro "só atrapalha" as negociações para que a legenda atraia nomes na janela partidária. "Está caminhando bem a vinda de novos parlamentares. A gente vai sair um pouco maior do que é, sem a ajuda do presidente, porque, até agora, ele só atrapalhou", disparou.

Fonte: Correio Braziliense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário