segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

União Brasil tenta convencer Cláudio Castro a se filiar ao partido

 

O presidente do União Brasil no Rio de Janeiro, Waguinho, afirmou à CNN que quer levar o governador Cláudio Castro para a legenda. Castro está no PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

Conversas entre as partes têm acontecido nas últimas semanas e alguns aliados do governador, consultados pela reportagem, veem com bons olhos a mudança: seria uma forma de permitir que Castro amplie seu palanque e comece a se distanciar do Planalto.

Castro tem o apoio de muitas legendas na sua busca pela reeleição, mas tem encontrado dificuldades de fechar com o União Brasil. O partido chegou a tentar lançar o vice-presidente Hamilton Mourão ao governo do Rio, como revelou a CNN, mas não houve acerto.

Integrantes do PL no Rio entendem que a ida do governador para o União Brasil pode “garantir governabilidade”, em caso de reeleição de Castro e abrir espaço para que o partido foque em aumentar o número de deputados eleitos – prioridade da legenda a nível nacional. Se a troca se consolidar, o PL indicaria o vice da chapa de Castro.

“O União Brasil quer se fortalecer e Cláudio Castro está fazendo um excelente trabalho. Seria um grande reforço”, afirmou Waguinho, que é prefeito de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense.

A mudança poderá ser feita até o final de março, de acordo com a legislação eleitoral. Integrantes do União Brasil avaliam que seria positivo ter na legenda um candidato competitivo em um dos estados mais importantes do país. Castro aparece com destaque nas pesquisas internas dos partidos, dividindo a ponta da corrida eleitoral com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).

Nesta semana, Cláudio Castro esteve com Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, durante o ato de filiação de um prefeito aliado à legenda. O governador do Rio é o único com mandato filiado ao partido. Ele também é próximo do deputado federal Altineu Côrtes, presidente do partido no Rio e líder da bancada na Câmara dos Deputados.

A reportagem da CNN procurou o governador Claudio Castro e aguarda retorno.

Fonte: Blog da CNN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário