Wesley Faraó Klimpel
São Paulo, SP
Brasileiros que estão no exterior estão com dificuldades de preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), documento exigido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a entrada no Brasil.
O sistema da agência apresentou instabilidade nesta quinta-feira (24). A falha preocupa brasileiros e turistas, já que as empresas aéreas proíbem a entrada no avião de quem não apresente o documento.
Procurada, a Anvisa diz que, após a falha técnica ser detectada, comunicou as companhias de aviação para não exigir o formulário, e que essa dispensa é válida até as 23h59 de sábado (26), no horário de Brasília.
“Ressalta-se, contudo, que a dispensa excepcional e temporária da DSV não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras [contra Covid] vigentes para ingresso no país”, afirma a agência em nota.
“A Anvisa está adotando as medidas necessárias visando ao pronto reestabelecimento do formulário, apresentando desculpas pelos eventuais transtornos.”
A DSV tem, além de dados pessoais, informações do voo e se a pessoa tem sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta e falta de ar.
O certificado de vacinação passou a ser cobrado em dezembro pela Anvisa. No feriado de fim de ano, período em que aumenta o número de turistas estrangeiros viajando ao Brasil, a Folha mostrou que muitos afirmaram que o comprovante de imunização era pedido aleatoriamente pelas autoridades brasileiras.
Nas redes sociais, inúmeros brasileiros e estrangeiros reclamam sobre a instabilidade no sistema. Há também quem diga que companhias aéreas proibiram o embarque de brasileiros sem o documento.
O administrador Gabriel Cruz, 31, é um dos brasileiros que não conseguiram preencher a DSV. Ele precisa retornar de uma viagem à Colômbia. Com o voo de volta marcado para esta sexta (25), ele estava preocupado com o procedimento.
“É um negócio que podia ser coletado de outra forma mais prática, e todo mundo já é obrigado a se testar antes de voltar ao Brasil. Só sobe no avião quem dá negativo nos testes”, diz.
“É um prejuízo tremendo ter que ficar dias a mais e remarcar passagem, conseguir hotel, comida. Fora os compromissos que você perde”, afirma, supondo cenário em que não pudesse voltar.
O sistema da Anvisa teve problemas ao menos outras duas vezes, no fim de novembro e nos primeiros dias do ano. Em janeiro, houve uma falha no servidor que dispara, de forma automática, as mensagens de confirmação do preenchimento da DSV.
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