quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

RADAR POLÍTICO – Geraldo bateu o martelo por candidatura a deputado federal

 


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Depois de desistir de concorrer a governador pela Frente Popular, abrindo caminho para Danilo Cabral disputar o Palácio do Campo das Princesas, o ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, já se decidiu: vai candidatar-se a deputado federal. O assunto é consenso no meio político pernambucano.

Mas a candidatura de Geraldo traz consigo uma equação que precisa ser resolvida. Na condição de ex-prefeito, ele larga bem para a disputa, sobretudo, na capital e Região Metropolitana, onde é bem conhecido. Teoricamente, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico já sairia eleito com essa votação. Teoricamente…

Isso porque o atual prefeito do Recife, João Campos, não tem como não pedir voto na cidade para seu irmão, o engenheiro Pedro Campos, o pule de dez do PSB para ser o puxador de votos do partido para a Câmara Federal. Ainda que dê uma ajuda a Geraldo, João vai direcionar “esforços e estruturas” com força total para eleger bem Pedro.

Isso sem falar em outro socialista que naturalmente terá votos no Recife e região, o deputado federal Felipe Carreras, que tentará a reeleição. Ex-secretário de Turismo do próprio Geraldo, Carreras tem na capital seu principal reduto eleitoral.

Mesmo diante desse cenário, ainda se espera que o PSB garanta a Geraldo “gestos” na capital. O problema é ver uma forma que não atrapalhe os outros dois candidatos socialistas. A tarefa não vai ser fácil. Certamente, o ex-prefeito também deverá ser contemplado por algumas bases do espólio de Danilo Cabral. Mas as próprias bases do agora pré-candidato a governador terão de ser divididas também com outros federais do PSB, a exemplo de Milton Coelho e Tadeu Alencar, por exemplo.

O tempo está correndo e o PSB terá de fazer muita conta para organizar esses votos e garantir a eleição de todos esses figurões.

PRESTÍGIO – O casamento do deputado estadual Romero Albuquerque e a vereadora recifense Andreza Oliveira, ocorrido nesta terça (22), no Instituto Ricardo Brennand, reuniu um grande número de políticos. Passaram por lá os prefeitos João Campos (Recife), Miguel Coelho (Petrolina) e Dayse Juliana (Primavera), o secretário da Casa Civil, José Neto, os deputados federais Eduardo da Fonte e Ricardo Teobaldo, os deputados estaduais Guilherme Uchôa Junior, Antônio Coelho, João Paulo Costa e Clarissa Tércio, os vereadores recifenses Romerinho Jatobá, Eriberto Rafael, Hélio Guabiraba, Felipe Francismar, Alcides Teixeira Neto, Samuel Salazar, Dilson Batista e Júnior Tércio.

PRESTÍGIO 2 – O evento, que também reuniu figuras conhecidas da classe jurídica, entre elas desembargadores, teve no comando do buffer a competência e alta gastronomia do Fiordes. A decoração ficou por conta de Mercês Santiago. Já a noiva foi vestida pela estilista Lucy Botelho.

CANDIDATÍSSIMO – O ex-prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório, anda animado com a receptividade à sua pré-candidatura à deputado estadual. Querido no município que governou por oito anos e bem relacionado no Agreste, Joãozinho apresenta grande competitividade na disputa.

RECONCILIAÇÃO – Mesmo após ser alvo de um pedido de expulsão do PSB assinado por quatro deputados federais, entre eles Danilo Cabral, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães deve permanecer no ninho socialista para disputar um mandato de federal. Foi o que avaliou uma fonte ao blog. O que falta apenas é uma conversa entre ele e Danilo, algo que já teria sido escalado um time para refazer a ponte.

EM ALTA – Políticos que tiveram acesso a um levantamento eleitoral realizado no Recife se surpreenderam com a força do nome da Delegada Gleide Ângelo (PSB). Pelos números, não resta dúvida de que ela tem potencial ampliar a sua votação na capital. Em 2018 Gleide obteve apenas na capital mais de 157 mil votos.

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário