sábado, 26 de fevereiro de 2022

Anderson Ferreira disputará governo e aposta no seu potencial eleitoral

 

Foto: Chico Bezerra

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, será mesmo candidato a governador pelo PL em outubro. Pré-candidato oposicionista mais próximo da região metropolitana, Anderson comanda o segundo maior colégio eleitoral do estado e representa um segmento que lhe garante um potencial eleitoral de crescimento significativo, que é o segmento evangélico.

Somado a isso, Anderson tem perspectiva de disputar o Palácio do Campo das Princesas com um piso de pelo menos 15% dos votos válidos, justificados pelo eleitorado evangélico e pelo voto casado com o presidente Jair Bolsonaro que terá o seu mesmo número na eleição, uma vez que eles disputarão pelo mesmo partido, o PL.

Como a oposição poderá ter três nomes ao Palácio do Campo das Princesas, Anderson Ferreira com o amortecedor do bolsonarismo e do segmento evangélico entra na disputa sob a perspectiva de disputar o segundo turno. Evidentemente que ele tem dois concorrentes de peso, Raquel Lyra e Miguel Coelho, que se forem mesmo candidatos, dividirão o voto oposicionista.

Com esta perspectiva de votos, Anderson é sério  candidato a chegar ao segundo turno contra Danilo Cabral, que terá o apoio da robusta Frente Popular e do ex-presidente Lula, mas ainda que não chegue a uma segunda etapa e veja um de seus colegas oposicionistas no segundo turno, Anderson terá papel determinante para emprestar seu eleitorado segmentado ao nome que chegar a segunda etapa. Portanto, a presença do nome do PL na disputa pelo governo se tornou estratégica para a oposição contribuindo diretamente para ameaçar a hegemonia do PSB em outubro.

Sertão pernambucano – O pré-candidato a deputado estadual, Jarbas Filho, está mostrando empenho na sua campanha política. No início de março, o peemedebista tem uma viagem marcada por todo o sertão pernambucano para conversar com prefeitos e representantes de diversos municípios, a fim de firmar alianças e apresentar projetos para as cidades e estado.

Presencial – O presidente do STF, Luiz Fux, anunciou o retorno das atividades presenciais no Tribunal, a partir de 7 de março. A medida leva em consideração a cobertura vacinal e a idade da força de trabalho do Supremo, que conta com 59% de servidores e colaboradores com idade entre 21 e 45 anos.

Livre – O ministro Edson Fachin, do STF, deferiu pedido de liberdade condicional feito pela defesa de Paulo Maluf. O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo cumpria penas impostas pelo Supremo em duas ações penais, por lavagem de dinheiro e crime eleitoral. Ele estava em prisão domiciliar humanitária desde 2018, pela idade avançada.

Fundão – O valor do Fundão Eleitoral deve ser mantido pelo STF nas eleições de 2022. A votação iniciada esta semana já está 5×1 para manter o atual valor. Basta mais 1 ministro votar a favor do Fundão para se alcançar a maioria absoluta do tribunal. O único voto para reduzir o valor do Fundão para R$ 2 bilhões, até agora, foi do relator da ação, André Mendonça, recentemente indicado por Bolsonaro para o STF.

Inocente quer saber – Quem será o senador de Anderson Ferreira na disputa pelo governo de Pernambuco?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário