segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Frente Popular será a primeira a fechar a chapa para a eleição

 

Com a escolha de Danilo Cabral para disputar o governo do estado, a montagem da chapa completa da Frente Popular é um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política estadual. No entanto, a chapa que será anunciada até o dia 15 de março não tratá muitas surpresas. Já citado pela imprensa nacional a quem foi inclusive vazado o nome de Danilo ainda em janeiro, o nome do deputado federal Carlos Veras (PT) para ocupar o Senado é dado como certo. A chapa seria então com o PSB na cabeça de chapa com Danilo Cabral e o PC do B indicando a vice que seria ocupada por Luciana Santos, tendo então Carlos Veras para o Senado. Nos últimos dias o PP passou a cogitar a hipótese de ocupar a vaga de vice na chapa do socialista. Outro partido que também passou a considerar a hipótese de ocupar a vice foi o PSD de André de Paula, que caso não consiga emplacar seu nome como vice poderia colocar na chapa como vice Cacau de Paula, atual secretária de Turismo do Recife.

A presença de Cacau iria dar um formato interessante na chapa tendo em vista a participação das mulheres na política e a presença feminina iria ter um significado muito importante para o PSB. Adversários dos socialistas vem ganhando força neste eleitorado por contar com um nome como a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) concorrendo ao governo do estado. Miguel Coelho, pré-candidato ao governo pelo União Brasil ainda não confirmou mas pretende colocar uma mulher como vice. Mesmo caminho fará Anderson Ferreira.

Já a segunda provável chapa da Frente Popular contaria com André de Paula como candidato ao Senado. Em uma hipótese de André ser alçado a este posto, o PT pode não participar da chapa majoritária ficando a vaga de vice para a indicação de partidos como o PP e Republicanos. A conjuntura se tornaria amplamente favorável a este segundo cenário apenas se o PSD nacional optasse por um apoio a Lula logo no primeiro turno das eleições. 

Suplência - O nome do ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos) tem sido lembrado para ocupar uma suplência de senador. As duas vagas de suplente também são muito concorridas pelos partidos. Silvio Costa tem cacife e participado ativamente do debate político de 2022. A marca do ex-deputado de aliado de Lula também pesa a seu favor.

Chapas - Enquanto a Frente Popular trabalha para fechar sua chapa com nomes se excedendo, a oposição ainda não consegue vislumbrar cenários de suas chapas. O que sabe até o momento é que Anderson Ferreira terá como companheiro de chapa Gilson Machado Neto, atendendo um pedido do presidente Bolsonaro. Tanto no grupo de Miguel como no de Raquel os nomes não passam de mera especulação.

Com Miguel - O deputado estadual Romero Albuquerque vai aproveitar a brecha da legislação eleitoral do mês de março para deixar o PP e se filiar ao União Brasil. O parlamentar que era aliado do PSB até então, vai deixar a base e ingressar na oposição reforçando o palanque de Miguel Coelho da região metropolitana.

Ampliando bases - Pré-candidato a deputado estadual, France Hacker tem recebido apoios importantes em toda a mata sul e agreste do estado pavimentando um caminho mais robusto rumo a Assembleia Legislativa. France já conseguiu apoios em quase todos os municípios da mata sul do estado em uma dobradinha com Clodoaldo Magalhães que vai disputar uma vaga na Câmara Federal.

Mais segurança - A prefeita Raquel Lyra juntamente com o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro receberam representantes da Polícia Federal do estado, através do Superintendente Daniel Grangeiro. Foi anunciado o envio do Projeto de Lei para a doação da área que será, definitivamente, instituída a Polícia Federal, com sede própria em Caruaru. Em seguida, a equipe fez uma visita ao terreno, junto com nosso Presidente da Autarquia de Urbanismo do município, Francisco Batista.

Novas eleições - Após a decisão do Ministro Alexandre de Moraes negando a volta de Sérgio da Farinha ao cargo de prefeito do município de Maraial ficou ainda mais próxima uma nova eleição no município. Não será apenas Maraial, mas também Joaquim Nabuco terá novas eleições este ano. Ambos os municípios os prefeitos tentam voltar ao cargo e responder a processos eleitorais no mandato.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário