quinta-feira, 20 de maio de 2021

Entre tapas e beijos

 

Três dias após a divulgação, neste blog, do primeiro cenário eleitoral para o pleito de 2022, do Instituto Opinião, no qual o pré-candidato natural do PSB ao Palácio das Princesas, Geraldo Júlio, aparece em baixa, quase no rabo da gata, o ex-presidente Lula praticamente confirmou, ontem, em entrevista à Rádio Folha, do Grupo Folha de Pernambuco, o reatamento do casamento do PT com o PSB.

No Frente a Frente, ao comentar o flerte de Lula aos socialistas, o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) classificou de esquizofrênica a relação do PT com o PSB. “Na eleição passada, o PT foi a Geni do Recife”, provocou o ex-líder trabalhista no Estado e agora neotucano. Geni, na música de Chico Buarque, era uma meretriz, retratada na peça Ópera do Malandro, extremamente hostilizada.

Diante de uma ameaça de ataque de um Zepelim, o comandante se encanta com os dotes de Geni, que acaba sendo provisoriamente tratada de um modo diferenciado pelos seus detratores. Passada a ameaça, ela retorna ao seu dia-a-dia normal, no qual as pessoas a ofendiam e excluíam, revelando o caráter falso-moralista e hipócrita da sociedade.

Na eleição passada do Recife, a Geni PT levou muitas pancadas do PSB. Marília Arraes, alvo da pancadaria por representar uma ameaça de retomada do poder das mãos dos socialistas, comeu o pão que o diabo amassou na campanha e assiste agora, de camarote, o principal líder do seu partido perdoar todas as ofensas de campanha. PT e PSB são uma vergonha. Fazem o jogo dos interesses mútuos em eleições.

Mais uma vez o PSB interessa ao PT na eleição de 22, para abrir palanque para Lula, candidato ao Planalto, nos Estados, e ampliar o espaço da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Ao PSB, Lula cai como uma luva para se manter no poder em Pernambuco. Segundo pesquisa do Opinião, postada abaixo, o ex-presidente é o maior cabo eleitoral no Estado, influenciando 43% do eleitorado a votar num candidato a governador apoiado por ele.

Sem biquinho – Do ex-presidente Lula, ontem, na Rádio Folha: “O fato de o PT ter lançado Marília na disputa contra o João Campos não demonstra que o PT e o PSB tenham que ficar rompidos por causa de uma disputa eleitoral. O País tem quase seis mil municípios, nós fomos aliados em muitos municípios. Não é por causa de divergências em um ou outro município que o PT e o PSB vão ficar de biquinho um com o outro. Nós temos que ser maduros e nos entender em função de cada circunstância. É assim que eu vejo a política. É por isso que eu não guardo rancor, se eu fosse fazer política com rancor das pessoas que, em determinado momento, falaram mal de mim, terminaria não falando com ninguém".

Rifada duplamente – De casamento reatado com o PSB, Lula dá uma nova rasteira na deputada Marília Arraes, nome de maior densidade eleitoral no Estado para um voo solo da legenda petista. Nas eleições de 2018, Marília já aparecia nas pesquisas como nome mais forte da oposição no enfrentamento ao PSB, mas o ex-presidente preferiu se aliar ao projeto de reeleição do governador Paulo Câmara. Lula é o tipo de político só enxerga do seu umbigo para baixo.

A xerife voltou – De passagem, ontem, pelo Recife, o pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, Miguel Coelho, ressuscitou a delegada Patrícia Domingos, que tomou Doril, literalmente, após o tombo eleitoral da aventura pela Prefeitura do Recife nas eleições passadas. Filiada ao Cidadania, a xerife de saias foi a pedra no meio do caminho que impediu a unidade do bloco da oposição na sucessão recifense. Difícil ter outro comportamento em 2022, até porque o presidente do seu partido, Daniel Coelho, que está sem chapa para disputar a reeleição, anda pregando amplas candidaturas para provocar um segundo turno.

Porcos na Federal – O ministro Edson Fachin, o mesmo que salvou Lula, negou habeas corpus da microempresária Juvanete Barreto Freire para retirar a Polícia Federal da investigação da compra sem licitação de 500 respiradores testados em porcos pela Prefeitura do Recife, na gestão do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB) em 2020. Juvanete queria que o STF mandasse a investigação da Operação Apneia para a Polícia Civil do Estado, órgão ligado ao Governo do Estado. Fachin negou dizendo existir, no caso, a "fundada suspeita de utilização de recursos federais na prática criminosa". O ministro do STF também "bateu o martelo" de que este tipo de caso deve ser investigado pela Polícia Federal, rechaçando as teses ventiladas por aliados do PSB.

Juntos e alinhados – Convidado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), cumpre agenda, hoje, em Caruaru. Foi convidado para eventos que assinalam as comemorações dos 164 anos de emancipação política da Capital do Agreste. A presença dele em Caruaru desperta curiosidades: Anderson e Raquel disputam as preferências do bloco de oposição na disputa pelo Governo do Estado em 22. Parece que a tucana tem mais afinidades com Anderson do que mesmo com Miguel Coelho, também pré-candidato a governador e que ontem, no Recife, também cumpriu agenda política de olho no Palácio das Princesas.

CURTAS

Menos produção – O governo da China liberou mil litros a menos do que o previsto de insumos para a produção da Coronavac, de acordo com o Instituto Butantan. Com a mudança, a estimativa é que o novo lote permita a fabricação de cerca de 5 milhões em vez de 7 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O governador João Doria (PSDB) havia divulgado a expectativa da liberação do volume de 4 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

Novo Big Brother – Com o fim do Big Brother Brasil, a CPI da Covid virou o novo reality show dos brasileiros. E com recordes de audiência. O canal criado pelo Senado no Youtube para informar sobre o andamento da comissão soma mais de três milhões de acessos em menos de um mês. Juntos, os vídeos sobre a investigação só perdem em visualização para a sessão do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Perguntar não ofende: Sem apoio de Lula e do PT, Marília vai abrir dissidência em apoio ao candidato da oposição?  

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário