Se tem uma pessoa na política pernambucana que deu aula de como se faz política nos dias de hoje e que pode ser considerado o pai do atual modelo de governo do estado e da prefeitura do Recife, chama-se Eduardo Campos. Eleito governador em 2006, Eduardo não se vangloriou em nenhum momento de sua vitória sobre Mendonça Filho e ambos deram a Pernambuco uma grande demonstração de que dá para se conviver com ideias totalmente antagônicas em um estado como Pernambuco. No dia da posse de Eduardo, Mendonça que exercia o cargo de governador estava lá para passar o comando do executivo a quem dois meses antes o tinha derrotado nas urnas.
Eleito, Eduardo não fez um governo perseguindo ninguém e nem tampouco escolhendo ou minimizando algum prefeito ou prefeita por ser de outro partido. Ele sempre dizia que na política precisava ter um lado, mas quando se chega ao governo não. Ali se governa para todos. Foi Eduardo que deu voz a todas às entidades civis, religiosas, sindicatos, categorias. Fez um governo totalmente voltado para o futuro de Pernambuco. Tinha erros? Muitos. Afinal, quem consegue acertar em tudo? Mas mesmo assim ele sempre foi um político de diálogo. Tanto que em 2010, quando tentou voltar ao governo, Jarbas não conseguiu desconstruir a imagem de gestor eficiente que Eduardo tinha implantado em Pernambuco. Inclusive nesta campanha (da reeleição) o governador não atingiu o adversário em nenhum momento, mas sempre tratou de discutir em cima de ideias.
Não deu outra e em 2012 quando o PSB se afastou do PT no Recife, trouxe Jarbas para o seu palanque. E em 2014 quando a esquerda representada pelo PT, PDT, e PTB se juntou contra Paulo Câmara, Mendonça também se juntou ao grupo ainda com Eduardo, tendo em vista que o trágico acidente que lhe tirou a vida só ocorreu na metade da campanha. Dificilmente Eduardo teria conseguido juntar adversários em torno de seu nome em todos os municípios de Pernambuco se não tivesse feito um governo como foi feito. Eduardo era um mestre na arte de dialogar tanto com quem é situação e quem é oposição.
Seria com certeza uma voz forte no meio de um turbilhão como este que nós vivemos, cheio de incertezas.
Atento a ouvir - Eduardo, segundo os que conviveram com ele, era um homem que escutava às reclamações dos adversários atentamente. Não tinha essa imagem que alguns vendem de coronel, de ditador. Eduardo Campos gostava de dialogar. Mas, quando ele achava que tinha razão ele fazia questão de ouvir o outro lado mas sempre mostrando que o caminho a ser seguido era outro.
No sangue - Líder do Governo na Câmara do Recife, o Vereador Samuel Salazar fez elogios ao Prefeito João Campos em recente conversa com o nosso Blog. "Quem vê João hoje vê Eduardo". O vereador disse que não tem dúvidas que João Campos será um dos melhores prefeitos que o Recife já teve.
Acessível - Umas das grandes características de Eduardo Campos que é repetida diversas vezes é que ele era um homem totalmente acessível. "Dificilmente você não conseguia falar com ele. E outra: Ele sempre retornava às ligações. Hoje é mais difícil encontrar um político assim" disse uma pessoal ao Blog.
Trataremos em 2022 - O Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira que preside o PL, disse em entrevista à CBN que não era hora ainda de falar sobre 2022 e que só trataria deste assunto no próximo ano. Anderson reafirmou que está totalmente dedicado ao seu governo em Jaboatão. No entanto, há quem diga que o prefeito é candidatíssimo ao governo de Pernambuco.
Longe de Bezerra Coelho - O secretário Murilo Cavalcanti disse que não vai estar no palanque de FBC, caso ele seja candidato ao governo de Pernambuco. "“Eu particularmente, não tenho nenhuma simpatia pela forma que o senador Fernando Bezerra faz política, não estarei no palanque dele se porventura ele for candidato a governador de Pernambuco em 2022, faço parte hoje da Frente Popular de Pernambuco e não vejo motivo, pelo menos agora, para a gente deixar a coligação onde estamos sendo muito bem tratados pelo prefeito João Campos, governador Paulo Câmara, e eu acho que a tendência é a gente continuar aliado da Frente Popular de Pernambuco em 2022”, disse em entrevista à Folha.
Rio Formoso - Em visita a Brasília/DF, ainda no início de dezembro de 2020, a Prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), em parceria com o deputado federal Danilo Cabral, anunciou a liberação de R$ 480.000,00 para aquisição de materiais para as Unidades Básicas de Saúde.
Barreiros - O Prefeito Carlinhos (BARREIROS) decretou, por meio do Decreto Municipal n° 001/2021, Estado de Emergência Administrativa e Financeira no Município, permitindo a contratação de serviços e compras de bens através da modalidade de dispensa de licitação, em conformidade com a Lei. "Esta medida levou em consideração o caos administrativo que se encontra este Município, devido à falta de informações básicas, pela gestão anterior, ao funcionamento da máquina pública, bem como entre outros, a urgência no atendimento de situação que possa ocasionar prejuízos ou comprometer o desenvolvimento de políticas públicas" disse Carlinhos.
Pandemia - Diante do quadro atual da pandemia do coronavírus, os deputados estaduais decidiram se autoconvocar para aprovar os decretos que prorrogam o estado de calamidade pública dos municípios e do Estado de Pernambuco por mais 180 dias. A medida estabelece a realização das reuniões remotas neste mês de janeiro, a partir da próxima semana, suspendendo assim o recesso legislativo constitucional.
Rigidez - O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (06.01), a decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de reduzir, em todo o Estado, a capacidade do setor de eventos para no máximo 150 pessoas. A medida tem como objetivo frear a disseminação do novo coronavírus.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário