segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Oposição vai fiscalizar plano de vacinação do Recife

Julio Gomes/LeiaJá ImagensTrabalho deve começar após o recesso parlamentarJulio Gomes/LeiaJá Imagens

A bancada de oposição na Câmara dos Vereadores do Recife promete fiscalizar a prefeitura neste momento de vacinação contra a Covid-19, para que não haja desvios ou que pessoas - que não integram o primeiro grupo prioritário para a imunização - sejam vacinadas. 

O líder da oposição, Renato Antunes (PSC), salienta que no momento oportuno será criado uma comissão para estar fiscalizando como estão se dando os critérios de vacinação no Recife, de maneira que não aconteça a “quebra de direito do cidadão”. 

O vereador doutor Tadeu Calheiros (Podemos), vice-líder da oposição, fala que, como possível membro da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores do Recife, já tem feito esse trabalho de fiscalização e frisa que a vacina é importante para todos, mas diante da realidade de insuficiência de doses do imunizante, há um escalonamento de prioridades que foi feito pelo governo federal e é seguido pelas secretarias estaduais e municipais.

O primeiro grupo são os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, pessoas acima de 70 anos, as que estão institucionalizadas em locais de longa permanência e os indígenas. "Quando essa regra não é seguida e a gente ver pessoas que não deveriam estar sendo vacinadas 'furando a fila' causa repulsa", diz Calheiros.

O vereador aponta que várias instituições médicas já entraram com pedidos ao Ministério Público para acompanhar a vacinação contra a Covid-19 do Recife. Calheiros afirma que, tão logo acabe o recesso, a oposição deve pedir a prefeitura a lista das pessoas que foram e estão sendo vacinadas para poder fiscalizar e evitar que haja a "quebra de direito do cidadão e maioria dos recifenses possam ter acesso à vacina", pontua o vereador doutor Tadeu.

Fonte: Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário