sábado, 30 de janeiro de 2021

Nome de Renildo ganha força para liderar PCdoB

Entre oposicionistas, ganha eco a hipótese de o deputado federal Renildo Calheiros assumir a liderança do PCdoB. Em bolsa de apostas, aliados realçam o talento reconhecido do comunista para liderar bancada e dizem que "costura de bastidor é a especialidade dele". A bancada do PCdoB é, hoje, liderada por Perpétua Almeida, que ainda não foi reconduzida, mas há simpatia latente entre os correligionários ao nome de Renildo, inclusive da parte de Jandira Feghali, que, na avaliação de alguns, poderia ser uma alternativa para o posto. Jandira foi líder da Minoria e também já liderou a bancada, que tem, tradicionalmente, uma presença forte das mulheres, inclusive na liderança, cargo já ocupado por nomes como Manuela D´Ávila e Luciana Santos.

De Pernambuco, Renildo é só um nome dos nomes que podem figurar na liderança em 2021. No desenho da bancada do Estado, do PSC, André Ferreira já foi reconduzido e deixa o cargo. Mas, do PSB, Danilo Cabral deve assumir a liderança da bancada no lugar de Alessandro Molon, mediante acordo antigo e já postergado anteriormente. Do PDT, Wolney Queiroz ainda não foi reconduzido e pode ou não permanecer. O debate sobre as lideranças deve ser aberto assim que a etapa da eleição da Mesa Diretora for superada, o que ocorrerá na próxima segunda-feira. 

Há traições e traições
Em meio às articulações para eleição da Mesa, as traições a Baleia Rossi costumam ser mais alardeadas, porque os deputados apostam em se cacifar junto ao governo. Em contrapartida, traições ao candidato do governo, Arthur Lira, tendem a ser mais silenciosas. Motivo: parlamentares têm cautela para não serem retaliados.

Empate para uns > A reunião de contagem de votos se repete diariamente na casa de Rodrigo Maia. Na quinta, as contas dos aliados de Baleia apontavam 222 votos para ele contra 222 para Arthur Lira. O empate não se repete nas contas dos aliados do progressista, que apostam em média de 300 votos para ele.

Embarque > Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos estará em Brasília na segunda-feira para a eleição da Mesa.

Corredores > Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides esteve no Palácio do Campo das Princesas em algumas reuniões ontem. Há movimento na bancada da Alepe, que mira a referida secretaria.

Só observo > Após ser provocado por João Vicente Castro a se posicionar sobre a corrida pela presidência da Câmara Federal, João Campos, em suas redes sociais, registrou que não participa da eleiçã, “nem interfiro no voto de ninguém. Tenho muito respeito pelo Legislativo e pelos parlamentares que foram eleitos democraticamente, pelo voto popular". 

1º tempo > Após o PSB emitir resolução recomendando à bancada não votar em candidato que representasse o Planalto, citando Arthur Lira, inclusive, a ala do partido que já fazia acenos ao progressista chegou a dirigir uma carta a Carlos Siqueira e a Alessandro Molon em reação à decisão do Diretório e ela foi assinada, entre outros nomes, por João Campos. Ainda em dezembro, em meio a esse debate, João chegou a anunciar renúncia antecipada para que Milton Coelho, o suplente, assumisse. Milton, dizem aliados, "não vota em Arthur Lira de jeito nenhum”.

Fonte : Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário