sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Posse de Claudiano será na segunda, e outro deputado pode ser chamado

A posse do deputado estadual licenciado Claudiano Martins Filho na Secretaria de Agricultura do Estado será na próxima segunda-feira e pode não encerrar as movimentações que envolvem o Partido Progressista. Nos bastidores do Governo do Estado, se fala em nova acomodação que visa a contemplar a bancada estadual do PP. A referida projeção dá conta de uma mudança na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Isso implicaria na saída de Clovis Benevides, atual titular da pasta, que seria substituído por um deputado estadual, segundo a estratégia que está em estudo. Entre governistas e nos corredores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), há apostas de que o deputado estadual Delegado Erick Lessa seria a alternativa cogitada para tal substituição.

No governo, há, em paralelo, uma previsão de que o deputado federal Sebastião Oliveira, do Avante, seja contemplado na gestão Paulo Câmara e, nesse caso, uma hipótese seria convocar outro deputado estadual para atender essa pretensão. Nesse cenário, o nome ventilado é o de Rogério Leão. Há duas hipóteses sendo consideradas nas hostes governistas, uma delas seria Rogério assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje comandada por Sileno Guedes. E não se descarta ainda a chance de ele, eventualmente, assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o que levaria o MDB a ser acomodado em outro espaço, que poderia ser Desenvolvimento Social. Sileno Guedes, por sua vez, tem nome cotado para Assessoria Especial. Não haverá solenidade para a posse de Claudiano em função da Covid-10. Será só protocolar. 

Baleia e Marília vão à mesa
A deputada Marília Arraes foi à mesa, ontem, em Brasília, com o candidato à presidência da Câmara, Baleia Rossi. A reunião se deu para contagem de votos para o pleito da próxima segunda. Como a coluna cantara a pedra, Marília externou surpresa, na última terça-feira, pelo fato de o emedebista ter passado por Pernambuco sem ter dado um telefonema para ela para comunicar da agenda. 

Script > Baleia Rossi teve almoço no Palácio das Princesas com Paulo Câmara. Do PT, quem participou foi Carlos Veras. À coluna, Marília relatara ter recebido telefonema do líder da Minoria, José Guimarães, no dia do almoço, estranhando por ela não estar presente. Foi quando ela queixou-se de não ter sido contactada.

Olho em 2022 > O prefeito Anderson Ferreira iniciou seu segundo mandato com um olho na administração de Jaboatão e outro na política estadual. Já recebeu visitas do prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino (PSB), e da prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP), que assumiram os cargos neste mês. As conversas giraram na troca de experiências de gestão.

De saída > A saída de Marcelo Bruto da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo Paulo Câmara vem sendo dada como certa nas coxias. Motivo: há uma projeção de que o MDB faça uma indicação. A secretaria é da cota do partido. No entanto, Bruto é tido como alguém do governador e não, exatamente, uma indicação dos emedebistas.

Sem afronta > É praticamente um consenso entre parlamentares, nas coxias, que boa parte do PSB pode até votar em Arthur Lira, mas essa ala fará isso sem afrontar o partido. Leia-se: os votos no progressista não impedirão que o PSB tenha maioria na lista para formalizar ingresso no bloco de Baleia Rossi.

Fonte : Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário