sábado, 30 de janeiro de 2021

Paulo Câmara sinaliza para fortalecimento da base aliada

 

Foto: Helia Scheppa

O governador Paulo Câmara inicia seu sétimo ano de governo em 2021 e está ciente da necessidade de fortalecer os laços com os partidos aliados levando em consideração a sua sucessão em 2022, quando o PSB espera emplacar sua quinta vitória seguida para o governo de Pernambuco, garantindo uma hegemonia de vinte anos para os socialistas.

Diante deste cenário, o movimento do governador Paulo Câmara teve início com a decisão de entregar a secretaria de Desenvolvimento Agrário ao PP, cuja posse de Claudiano Filho será na próxima segunda-feira, mas ao que parece não terminará por aí tal movimento. O MDB, presidido pelo deputado federal Raul Henry poderá ampliar seu espaço, como também há expectativa de que PSD, Republicanos, Avante e PROS também sejam contemplados de alguma maneira na estrutura estadual.

Se considerarmos os partidos aliados, a Frente Popular deverá garantir pelo menos doze partidos para 2022, dos quais PP, PSD, MDB, PDT, PSB e  Republicanos, serão as maiores legendas da coligação, viabilizando um representativo tempo de televisão, reeditando a vitoriosa coligação que deu a João Campos a prefeitura do Recife em 2020.

Além da acomodação de aliados, há uma forte expectativa para a alavancagem de investimentos no estado, uma vez que Pernambuco aumentou sua capacidade de endividamento através da gestão de Décio Padilha na Fazenda, que possibilitou um ambiente em que tanto 2021 quanto 2022 serão de muitas entregas no estado. Com esta equação, o PSB faz novamente o dever de casa para chegar novamente fortalecido e ampliar seu favoritismo na busca por uma nova vitória da Frente Popular no próximo ano.

Pagamento antecipado – O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), mudou o calendário de pagamento dos funcionários da prefeitura. Os salários dos servidores efetivos e comissionados foram pagos nesta sexta-feira (29) e dos inativos e pensionistas já no dia anterior. Fazendo um contraponto à gestão anterior, o novo prefeito promete pagar os salários do funcionalismo sempre dentro do mês.

Serra Talhada – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, eleita com uma expressiva votação em 2020, tem sido corriqueiramente elogiada por aliados e por quem acompanha seu primeiro mês à frente da prefeitura. Em pouco tempo, ela já conseguiu ser eleita secretária do Comupe e tem se destacado na região do sertão do Pajeú, onde Serra Talhada fica localizada.

Reconhecimento – O governador Paulo Câmara fez questão de agradecer publicamente ao ex-secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto. Paulo enalteceu as qualidades do ex-auxiliar que deixou a pasta após o PT desembarcar da base do governo estadual por conta das sequelas do processo eleitoral de 2020.

Certeza – Apesar da avaliação generalizada de que o deputado Arthur Lira será eleito na próxima segunda-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse ter absoluta certeza na eleição do aliado Baleia Rossi.

Inocente quer saber – Rodrigo Maia tem algum trunfo para garantir a vitória de Baleia Rossi?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário