A construção da confiança no processo eleitoral e o enfrentamento da disseminação de notícias falsas contra o sistema eleitoral com a tentativa de enfraquecer a democracia são temas do seminário "Integridade da Informação e Confiança nas Eleições", que será realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta segunda (14) e terça-feira (15). Os debates serão fechados, mas o encerramento, que terá a participação do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, será aberto ao público em geral.
O seminário, que reunirá representantes de órgãos de gestão eleitoral de diferentes países de cinco continentes, é promovido pelo TSE e pela International Foundation for Electoral Systems (Ifes). Voltado a ministras, ministros, juízas, juízes, servidoras e servidores do Tribunal, o evento visa promover ambientes saudáveis em torno das eleições.
Sessão pública de encerramento
Na terça (15), a partir das 14h, será realizada sessão pública de encerramento, com a participação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e do vice-presidente da Ifes, Chad Vickery. O painel será transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube.
Combate às fake news
Nos dois dias do encontro, serão apresentadas ações de combate à desinformação eleitoral. Além disso, o evento será um espaço para a troca de experiência sobre as abordagens dos órgãos de gestão eleitoral de diferentes países.
O público do seminário participará de workshops voltados ao combate às fake news e a técnicas de promoção de confiança nos processos e nas instituições eleitorais. Também serão compartilhadas estratégias bem-sucedidas e soluções replicáveis para os desafios enfrentados em processos eleitorais.
Idiomas
As palestras serão realizadas em inglês, com interpretações em português e espanhol. A previsão é de que representantes de 13 países de cinco continentes participem do encontro: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Panamá.
Ifes
A International Foundation for Electoral Systems (Ifes) trabalha com órgãos de gestão eleitoral, instituições estatais, organizações da sociedade civil e a mídia para garantir a integridade do ambiente eleitoral e da democracia.
A entidade atua em parceria com organizações sólidas que realizam eleições confiáveis com o objetivo de garantir que fraudes e manipulações que prejudiquem a integridade eleitoral sejam identificadas e tratadas com eficácia.
Fonte :TSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário