Toma posse hoje os novos parlamentares que irão defender os interesses da população pelos próximos quatro anos. A nova composição da Assembleia traz inúmeras diferenças da legislatura que se encerrou ontem. Com a vitória de Álvaro Porto para o comando da Casa que acontece logo mais sem nenhum bate chapa, o PSDB passará a comandar o legislativo estadual. Em 2018, o deputado tinha apenas uma parlamentar eleita e encerrou ontem com apenas um: o próprio Álvaro Porto. A partir de hoje, o PSDB contará com a representação de três parlamentares: o próprio Álvaro, Débora Almeida e Izaias Régis.
A nova composição da Alepe a partir de hoje se dará assim: PSB contará com 13 deputados, o PP com 8, o União Brasil com 5, o PL com 5, o PT com 3, o Solidariedade com 4, PSDB 3, PV 3, Republicanos 2, Patriotas 1, PC do B 1, PSOL 1. Lembrando que o PT, PV, PC do B fazem parte de uma federação partidária.
Nessa nova composição vale a pena o destaque para o PL do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes que cresceu significativamente: o partido terá uma forte representação fruto do peso eleitoral de Jair Bolsonaro e de ter tido aqui em Pernambuco um candidato a governador. Some-se a isso o fato do Coronel Alberto Feitosa ter tido uma votação espetacular que surpreendeu a todos e terminou ajudando e muito na eleição de seus colegas.
Outra ressalva é o peso que teve a federação partidária (PT, PV, PC do B) que elegeu sete estaduais. Como a federação agirá como um só durante os próximos quatro anos, incluindo nas comissões da Casa. Para a Câmara Federal, a federação chegou a eleger três representantes: Carlos Veras, Clodoaldo e Renildo Calheiros que também tomarão posse hoje.
Presença - A governadora Raquel Lyra confirmou presença na posse dos deputados eleitos na Assembleia Legislativa. A tucana estará junto com sua vice, Priscila Krause que deixou o mandato no último dia de dezembro para assumir a vice-governadoria.
Governo - Ainda não se sabe quem será o líder do governo Raquel Lyra na Alepe. Nomes fortes na disputa pelo cargo são os deputados Izaías Regis e Débora Almeida. Outros parlamentares de partidos aliados também tem os seus nomes lembrados.
Licença - Diferente de anos anteriores, nenhum deputado se licenciará para ser secretário de estado do Governo Raquel Lyra o que poderá ajudar a manter os nomes dos atuais eleitos. No entanto, especula-se que um nome socialista possa assumir uma Secretaria na Prefeitura do Recife o que abriria vaga para o deputado Diogo Moraes que terminou ficando na suplência.
Novos vereadores - A Câmara do Recife passará a contar com três novos vereadores a partir desta quarta-feira (1). Elaine Cristina, do coletivo Pretas Juntas (PSOL), ficará na vaga de Dani Portela (PSOL); Weberson Florêncio (Podemos), no lugar de Júnior Tércio (PP); e Ronaldo Lopes (PSC) ocupará a cadeira deixada por Renato Antunes (PL).
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário