sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Por que o Governo omite os homicídios ocorridos no Carnaval?

 

Após o Governo do Estado anunciar, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), que só divulgaria o balanço do Carnaval no próximo dia 15 de março, o que gerou uma repercussão bastante negativa, a SDS resolveu divulgar um balanço parcial sobre a violência durante a folia momesca. O levantamento, porém, foca apenas em uma suposta redução do total de roubos e furtos, embasada em percentuais arredondados, sem que seja possível compará-los com números absolutos.

Assim que resolveram não anunciar os números oficiais de homicídios registrados entre o último sábado (18) e esta terça-feira (21), embora esse seja o principal indicador estatístico da segurança pública, parlamentares cobram a divulgação dos números oficiais da criminalidade no Carnaval.

A deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB), por exemplo, anunciou a realização de uma audiência pública para debater com autoridades e a sociedade civil sobre o total de assassinatos de mulheres, que teria chegado a oito, segundo a imprensa. “Estamos em 22 de fevereiro e todas as 12 coordenadoras estaduais da Mulher foram exoneradas. Até o momento, nenhuma foi nomeada. Temos como salvar as vidas das mulheres pernambucanas. É por isso que vamos discutir de forma inter-setorial”, afirmou.

Além do pedido de Gleide, o deputado Rodrigo Farias (PSB) protocolou pedidos de informação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para que o Governo seja provocado a informar os números oficiais de crimes como homicídios, roubos e furtos no Carnaval. “A lentidão desse governo é inadmissível. A transparência é um dos pilares do serviço público”, criticou Farias.

Violência contra a mulher – Assim como relatado acima, o carnaval foi marcado pela violência contra as mulheres em Pernambuco. No total, 8 mulheres foram assassinadas durante o período de folia. Os casos foram registrados na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Maria Eduarda Conceição da Silva foi morta no bairro da Torre, no Vasco da Gama, a vítima foi Rute Vitória Cunha Lima, no Alto Santa Terezinha, Viviane Maria do Nascimento também foi morta, em Água Fria, a vítima foi Karina José de Oliveira, no município de Bom Conselho, Hosana Mirian Pedrosa dos Santos também foi assassinada, Adriana Karla Monteiro de Souza faleceu no bairro da Macaxeira e, no município de Inajá, Ivanice Maria da Silva, foi morta a golpes de faca.

Dirceu internado – O ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal José Dirceu (PT) foi internado, ontem, em um hospital particular de Brasília. De acordo com boletim médico do DF Star, “o senhor José Dirceu de Oliveira e Silva foi admitido nesta unidade com quadro de hematoma subdural, sendo submetido a procedimento neurocirúrgico para drenagem”. O hematoma subdural pode ser uma emergência médica, geralmente causado por um ferimento na cabeça forte o suficiente para estourar os vasos sanguíneos. Segundo o hospital, José Dirceu está em observação na Unidade Intensiva, “em respiração espontânea”, e sem previsão de alta. De acordo com o filho de José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), o ex-ministro está bem e foi caminhando para o hospital.

Lixo hospitalar de Portugal em Suape – A Receita Federal apreendeu 14,8 toneladas de lixo hospitalar no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. Os resíduos estavam em um contêiner que saiu de Portugal. Na carga, havia seringas, mangueiras, bolsas para sangue e outros resíduos hospitalares. O material pode oferecer riscos à saúde pública, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a importação não é autorizada. Os nomes das pessoas e empresas envolvidas não foram divulgados devido ao sigilo fiscal, segundo a Receita.

101 anos do Cine-teatro Guarany – Um dos mais importantes cartões-postais de Triunfo, no Sertão do Pajeú, está aniversariando. Para comemorar a passagem dos 101 anos de fundação do Cine-teatro Guarany, uma vasta programação foi elaborada. Documentários, curtas-metragens e apresentação musical podem ser vistos hoje e amanhã. Os documentários e curtas foram produzidos por triunfenses, através do programa de iluminação cultural do Instituto Neoenergia com a ação de educação patrimonial desenvolvida com alunos da rede pública de ensino do município. A programação completa pode ser conferida no blog do Nill Júnior.

Ataque na Terra Yanomami – Garimpeiros armados furaram o bloqueio de fiscalização na Terra Indígena Yanomami, ontem, e atiraram contra agentes do Ibama. Os ficais revidaram e um dos invasores foi baleado. O local é o mesmo em que garimpeiros ilegais abriram fogo contra a Polícia Federal em maio de 2021, e onde foi instalado um cabo de aço no rio para impedir a passagem dos invasores. O Ibama informou que os criminosos atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações. O garimpeiro ferido foi preso pela Polícia Federal por atacar servidores públicos e estava internado até a noite desta quinta.

CURTAS

AJUDA AO HCP – O senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado estadual Jarbas Filho (PSB) se reuniram com o superintendente-geral do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), Sidney Batista Neves. Na ocasião, foi anunciado o repasse de R$ 500 mil através de emenda do Orçamento Geral da União (OGU) de 2023, para despesas de custeio e assistência hospitalar ao ambulatório da unidade.

APREENSÃO – Um homem de 58 anos foi preso com cem pássaros silvestres no bairro da Rendeiras, em Caruaru. Segundo a Polícia Militar, as aves estavam presas em gaiolas. Na residência onde estavam os pássaros, também foram encontradas duas armas de fogo e munições. Os animais, o homem e todo material apreendido foram levados para delegacia de plantão para serem tomadas as medidas cabíveis.

Perguntar não ofende: Mesmo com a pressão, Raquel só vai divulgar balanço do carnaval em março?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário