sábado, 31 de dezembro de 2022

Raquel monta secretariado padrão multinacional

 

Com praticamente todo secretariado apresentado, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), fez uma verdadeira seleção para montar seu time sendo comparada a multinacionais. A formação técnica pesou e a política ficou para segundo plano. 

Exemplos como Rodolfo Costa na comunicação mescla a expertise em leituras de pesquisa a experiência como estrategista. Servirá para nortear a cara do novo Governo. Além de um casamento perfeito com Daniela Brito pelo trato com os veículos e na coordenação da produção textual. Ambos com largas formações acadêmicas. 

Oriunda da Caixa Econômica, Simone Benevides, terá um papel estratégico para destravar as ações vindas do Governo Federal através de sua pasta. Ela conhece como ninguém a relação dos convênios e sua Secretaria terá esse trato cotidiano com as prefeituras.

Alguns desses nomes traz consigo a experiência de outras gestões públicas, como a prefeitura de Caruaru. Portanto, Raquel conhece de perto o desempenho a exemplo de Ana Maraíza, Túlio Vilaça, Rubens Júnior até a Simone Benevides já citada acima. 

Até quando escolheu Daniel Coelho, único político até agora no primeiro escalão, ela conseguiu manter a regra no rigor do currículo. Ele tem uma forte formação acadêmica com mestrado em negócios internacionais em Londres. Sua trajetória acadêmica se encaixa na pasta do Turismo para qual foi designado.

Por fim, a governadora deu tom também técnico a Assessoria Especial, tradicionalmente ocupada por políticos ou ex-mandatários, indicar Fernando Holanda,  coordenador do seu programa de governo, dará a ele a função de interlocutor com as outras pastas para fazer cumprir o que foi prometido em campanha. 

RECADO A CLASSE POLÍTICA -  Com seu secretariado, Raquel inverteu a lógica da política tradicional e mandou seu recado direto à classe política. Para um bom entendedor, meia palavra ou um mínimo gesto já basta. Suas nomeações, terão efeitos, sobretudo na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 

PARIDADE - Como está coluna antecipou, o primeiro escalão do novo governo que está se formando terá paridade de gênero. Essa é primeira vez que isso acontece no Palácio do Campo das Princesas. Esse modelo já foi adotado na Prefeitura do Recife sob o comando de João Campos e foi uma das promessas do então candidato Danilo Cabral. Raquel não prometeu, mas conseguiu colocar em prática. 

SEM PASTA, MAS COM FORÇA - Mesmo não sendo nomeada no primeiro escalão, a vice-governadora eleita Priscila Krause terá um peso dobrado junto a governadora e na relação com a classe política. Ela já vem fazendo esse trabalho nos bastidores e ficará mais evidenciado quando começar o Governo. Krause conhece bem o parlamento e poderá ajudar muito.

RÁPIDAS 

DESPEDIDA - Em um ato bastante emocionante, o governador Paulo Câmara prestou uma homenagem aos seus secretários com medalhas da Ordem Guararapes, maior comenda do Estado. O clima foi de despedida e agradecimento. Paulo foi bastante aplaudido pelos presentes. Ontem, também o governador instalou seu quadro na galeria de ex-governadores. 

FRUSTOU - Ãs vésperas da posse de Lula, a live da despedia de Bolsonaro criou muita expectativa nos seus apoiadores. Eles esperavam e sonhavam com uma intervenção, mas na prática viu o presidente que deixou o cargo faltando um dia para acabar seu mandato. Sua fala serviu para desmobilizar muitos que estavam em frente as quartéis. Ele perdeu a oportunidade de sair em silêncio, mas não consegue. 

DOBRADINHA - O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido) está muito entusiasmado com a candidatura de Ângela Coutinho para prefeita de Paudalho em 2024. Nos bastidores corre a informação que ele poderá levar um filho para compor a chapa com a  mãe de Léo Coutinho.

PINGA-FOGO: Esse estilo de secretariado veio pra ficar ou não se sustentará por muito tempo?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário