No sexto ano como governador de Pernambuco, Paulo Câmara jamais imaginou ocupar o cargo quando aceitou ser secretário de Administração, depois de Turismo e Fazenda do governo Eduardo Campos. Seu nome foi escolhido exatamente por não postular o cargo, acabou eleito no bojo de uma tragédia que vitimou Eduardo e que marcaria para sempre a história política de Pernambuco.
Seus quase seis anos à frente do Palácio do Campo das Princesas deram a Paulo uma experiência política que ele não tinha. Sereno e pouco afeito a holofotes, Paulo enfrentou momentos difíceis como governador, como o impeachment de Dilma e as sucessivas crises, ora econômicas, ora sanitária como a da Covid-19 que trouxe consequências difíceis para todos os governantes.
Mesmo com os desafios impostos, Pernambuco está vencendo a luta contra a Covid-19 e tem mantido os serviços essenciais de pé. Isso só foi possível graças ao perfil de Paulo Câmara, que por diversas vezes injustiçado, será um governador que a história reconhecerá seu valor de ter enfrentado diversos problemas e não ter esmorecido no intuito de defender Pernambuco. A crise ainda não acabou, seus efeitos ainda serão notados por anos, mas sem um governante com a serenidade de Paulo Câmara tudo seria mais difícil para os pernambucanos.
Silvio Costa – Dentre os pré-candidatos de oposição ao prefeito Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes, Silvio Costa é o único com envergadura política e eleitoral para fazer o contraponto ao favoritismo do atual gestor, Silvio virou liderança nacional quando foi deputado federal e em 2018 elegeu dois filhos, um para a Câmara Federal, outro para a Alepe, demonstrando força política.
Republicanos – No comando do Republicanos, o deputado federal Silvio Costa Filho, neoaliado do PSB em Pernambuco, busca ampliar o número de prefeituras do partido no estado. Além de Jaboatão, o Republicanos tentará algumas prefeituras importantes do estado em sintonia com o PSB.
Prêmio – A procuradora Silvia Regina Pontes Lopes, do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, é finalista no VIII Prêmio República, um dos mais importantes da área jurídica. Concorre com seu trabalho sobre “Transparência e auditabilidade de recursos públicos destinados ao terceiro setor de saúde”. O anúncio dos vencedores será feito em cerimônia virtual, em 30 de julho.
Convenções – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve votar, nesta terça (30), regras para a realização das convenções partidárias pela Internet, devido à pandemia. O relator do projeto é o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Vão ser registradas eletronicamente a ata e a lista de presentes à convenção virtual, já que esses atos estão sujeitos à conferência pela Justiça Eleitoral.
Questionamentos – Único presidente de partido grande entusiasmado com a pré-candidatura de João Campos, o deputado federal Eduardo da Fonte tem recebido questionamentos das bancadas na Alepe, com onze deputados, e na Câmara do Recife, com oito vereadores, se não deveria estabelecer diálogo com outros pré-candidatos a prefeito.
Inocente quer saber – O PT local desistiu de tentar rifar Marília?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário