Foto: Divulgação |
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o deputado estadual Jarbas Filho (PSB), filho do ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos (MDB), temporariamente afastado do cargo por questões de saúde, comentou sobre os primeiros meses como parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a relevância do primeiro discurso na tribuna da Casa de Joaquim Nabuco.
Seguindo os passos do pai, Jarbas Filho passou a integrar a vice-presidência da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe. O deputado ainda elencou à reportagem suas principais bandeiras em seu primeiro mandato eletivo: a interiorização dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) e a implementação do ensino integral na educação de base.
Alepe
“A Casa está em um clima de cordialidade, apesar das divergências ideológicas. O clima é pacificado e de colaboração permanente, o melhor possível.”
Primeiro discurso
“Foi um momento de muita emoção porque foi por onde meu pai começou a sua carreira política. O primeiro mandato [de Jarbas Vasconcelos] foi na Assembleia Legislativa, e agora eu posso, nesse novo momento, iniciar a minha vida pública no mesmo espaço em que ele começou, na tribuna em que ele começou. Me senti muito honrado, feliz e emocionado.”
Assuntos Internacionais
“É um assunto que me interessa. Acho que posso ajudar no relacionamento com os consulados aqui em Pernambuco, fazer uma aproximação com as embaixadas em Brasília, por ter esse bom trânsito. Acredito que seja o momento de buscar a aproximação com outros países, fazer com que o nosso estado seja visto lá fora e buscar novos investimentos e parcerias.”
Compaz
“Tive o privilégio de poder trabalhar na implantação e ampliação do Compaz na cidade do Recife, e vi a diferença que o equipamento faz na vida das pessoas. A minha bandeira de campanha foi justamente lutar para que o Compaz seja uma bandeira de estado e não só municipalista. Que as crianças, jovens e adultos do interior de Pernambuco tenham as mesmas oportunidades que os moradores que moram no entorno dessa fábrica de cidadania possam ter.
[...] Ainda não tratei diretamente desse assunto com a governadora [Raquel Lyra, do PSDB], mas irei tratar na primeira oportunidade que tiver, tanto que foi meu primeiro ato na Assembleia após ser empossado. O ex-governador Paulo Câmara (sem partido), ainda no ano passado, deu a ordem de serviço para a construção de um Compaz em Arcoverde, no Sertão. E também existe um projeto sendo desenvolvido em Petrolina. Eu espero que a governadora mantenha isso e amplie ainda mais para as diversas cidades de Pernambuco.”
Educação
“Nosso estado avançou muito na educação, ocupou o topo no ranking nacional do IDEB [índice de Desenvolvimento da Educação Básica], mas ainda precisa avançar muito. A primeira infância é fundamental na vida das nossas crianças de zero a seis anos. E essa política pública das escolas em tempo integral, que começou com o governador Jarbas e vem sendo aprimorada nas últimas gestões de Eduardo Campos e Paulo Câmara, é um caminho a ser seguido pelo ensino fundamental e infantil. Vou trabalhar para que essa pauta possa sair do papel, para que Pernambuco cresça ainda mais na educação.”
Infraestrutura
“Essa semana estive em Brasília junto ao senador Fernando Dueire (MDB) e ao ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para tratar da questão das rodovias estaduais, que movimentam a nossa economia e geram emprego. É como Agamenon [Magalhães, ex-governador de Pernambuco] dizia: ‘primeiro vem a estrada, o resto vem depois’. E é isso. Não me falta vontade e nem disposição em trabalhar pelo meu povo.”
Fonte: Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário