O presidente Lula reinstituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) durante sua visita a Pernambuco e participou do evento para reestabelecer o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Junto com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), ele também assinou o acordo para o controle da Ilha de Fernando de Noronha pela União e Pernambuco.
No entanto, de acordo com fontes do Palácio Campo das Princesas, Lula teria procurado Raquel para a construção de uma parceria com o PSDB, o que poderia ter impacto nos planos para a reeleição de João Campos (PSB) no Recife em 2024.
Apesar de a visita de Lula ter sido centrada em questões locais, sua suposta abordagem com Raquel e com o PSDB provocou rumores. Enquanto João Campos vem garantindo o apoio do PT para as próximas eleições municipais, uma colaboração de Raquel com eventuais impasses do PSDB para aprovação de pautas do governo Lula no Congresso pode ser possível.
"Apesar das divergentes ideologias do PT e do PSDB, Lula aparentemente está tentando forjar uma ampla coalizão para promover seus objetivos", conta um graduado aliado da gestora estadual.
O PSDB ainda não fez nenhuma declaração sobre a suposta abordagem de Lula, considerando que o partido tem lutado para se estabelecer na arena política nacional. Para membros do partido no estado, “uma parceria com Lula aumentaria a relevância do PSDB e ajudaria a recuperar parte de seu terreno perdido.”
“O PSDB e Lula podem trabalhar juntos no que é de interesse do país. A política brasileira ainda está em fluxo à medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam”, disse um aliado dos tucanos, sob reserva de fonte.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário