O senador Humberto Costa quer que o PT de Pernambuco saia da posição de "independência" e passe a ser "oposição" ao governo de Raquel Lyra no estado. No entanto, da mesma forma como o partido não conseguiu se unir das outras vezes, dificilmente chegará ao consenso de se unir agora em oposição a Raquel Lyra principalmente após a sinalização de apoio da governadora ao presidente Lula. O partido conta hoje com três deputados estaduais: João Paulo, Rosa Amorim e Doriel Barros. Doriel é o parlamentar petista mais próximo da governadora. Foi Doriel quem conseguiu uma agenda ontem no Palácio entre Raquel e representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe).
Tanto a Fetape quanto a Fetaepe são ligadíssimas ao PT. O diálogo e a aproximação com a governadora é muito importante justamente para conseguir desenvolver projetos junto ao Governo de Pernambuco que beneficiem o homem do campo. Já o deputado João Paulo já demonstrou disposição de fazer oposição ao governo Raquel Lyra, embora o seu discurso tenha dado uma diminuída tendo em vista que era apenas para construir um mote para sua candidatura a prefeito do Recife que não vai acontecer pois o PT e o PSB caminharão com João Campos. Desde então, João Paulo tem feito oposição mas bem mais light.
Entretanto, não existe uma posição oficial do partido no estado e não será fácil construir. Liderança em ascensão do PT em Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, Márcia Conrado se tornou uma grande aliada e amiga da governadora. Luiz Aroldo, prefeito de Águas Belas, também é aliado da governadora. Logo, não será tão fácil para Humberto levar o partido para a oposição em Pernambuco. A cobrança do senador tem a ver também com as disputas eleitorais futuras, principalmente com a de 2026 onde Humberto sonha em disputar com a bênção de Lula, o Governo de Pernambuco.
Não é nada confortável para Humberto que o PT se mostre um partido em cima do muro e sem uma identidade nem com a oposição e nem com a situação. O desconforto de alguns petistas é que a legenda caminhando para a oposição declarada vá beneficiar diretamente o PSB e não o PT, isso porque a diferença entre socialistas e petistas em números de prefeituras é tremenda. Se a tese de Humberto vai vingar, apenas o tempo irá dizer.
Agenda - A governadora Raquel Lyra cumpre agenda hoje em Caruaru e em Brejo da Madre de Deus. Pela manhã, a governadora participa ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro da entrega de títulos de Propriedade da Comunidade Fernando Lyra. A noite, a governadora acompanha o Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.
Positivo - Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, comemorou os números da 24ª Marcha dos Municípios. "Contamos com mais de 100 prefeitos pernambucanos e, ao todo, mais de 10 mil pessoas trocando experiências, dialogando e ouvindo ministros que vieram mostrar as políticas que serão adotadas a partir de agora. Foi a maior Marcha da história. Então a gente sai muito feliz com conteúdo que vamos levar para os municípios", completou Márcia Conrado.
Quer João Paulo - O PT de Jaboatão dos Guararapes quer o deputado estadual João Paulo, disputando a prefeitura da cidade. João Paulo alimentava o sonho de disputar novamente a Prefeitura do Recife mas a aliança entre o PSB e o PT na cidade, inviabilizaram a alternativa. Caso aceite entrar na disputa na cidade, João Paulo poderá contar com o apoio do PSB local.
Animando - Com o nome de João Paulo, agora são dois deputados estaduais que estão como pretensos pré-candidatos à Prefeitura de Jaboatão. No último domingo, noticiamos aqui no nosso Blog, a provável pré-candidatura do deputado Júnior Tércio (PP). Os dois parlamentares fazem parte da oposição ao prefeito Mano Medeiros, embora com ideologias completamente diferentes.
Memória - A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com outras instituições, realiza hoje um evento comemorativo dos 40 anos do primeiro ato público em favor das eleições diretas no Brasil, que aconteceu no município de Abreu e Lima, em 1983.O evento será realizado no Memorial da Democracia, localizado no Sítio da Trindade, Estrada do Arraial.
Inauguração - A Prefeitura do Recife inaugura hoje, a primeira Praça da Infância da cidade. O equipamento, localizado no bairro da Encruzilhada, na Praça Dom Miguel Valverde, recebeu investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão, entre infraestrutura e brinquedos, para estimular a diversão e o aprendizado das crianças.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário