Após o governo Raquel Lyra (PSB) se preocupar com a situação financeira da Compesa, que não aumentou receitas no último ano de governo Paulo Câmara (sem partido), um deputado estadual do antigo partido de Câmara indicou a sugestão de um novo Projeto de Lei sobre acesso à água.
Se aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), a proposta poderá assegurar uma diminuição na conta de água para milhares de pernambucanos.
Deputado Rodrigo Farias sugere PL sobre acesso à água da COMPESA para pernambucanos de baixa renda
Projeto proposto pelo deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (24). O objetivo da sugestão de lei é garantir a criação de uma tarifa social para usuários da Compesa em situação de baixa renda.
A ideia é que o projeto assegure que pessoas de Pernambuco inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) tenha acesso à água por um preço reduzido. A Compesa já detinha uma tarifa mínima, mas com um número reduzido de beneficiados.
A nova lei garantiria a inserção de beneficiados do CadÚnico em Pernambuco nos mesmos critérios dessa tarifa mínima, no qual beneficiados pagam R$9,44 por mês pela água utilizada. Só em Pernambuco existem mais de dois milhões de famílias inscritas no CadÚnico que poderiam ser inseridos na possível tarifa social da Compesa.
A definição também indica que as famílias beneficiadas pelo Projeto de Lei precisariam consumir até 10 metros cúbicos de água (10000 litros) e até 80kWh de energia elétrica por mês. Esse número seria avaliado a partir de uma média de uso dos últimos seis meses dos beneficiados com renda baixa.
O projeto de lei ainda irá para votação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A criação de uma tarifa social na Compesa para uma grande gama de indivíduos geraria uma diminuição no valor arrecadado pela empresa.
RAQUEL LYRA responde à CRÍTICA de página de HUMOR do RECIFE
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário