domingo, 19 de fevereiro de 2023

Senadores pedem IMPEACHMENT de BARROSO, do STF; saiba o motivo

CARLOS MOURA/STF

Luís Roberto Barroso é ministro do STF - FOTO: CARLOS MOURA/STF

Um documento protocolado na última sexta-feira (17) por cinco senadores e um ex-senador pediram o impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Dentre os que assinam o documento, está o senador Carlos Viana (Podemos-MG) e, segundo o pedido, o ministro, na época que retirou a competência da vara da Justiça Federal para análise das denúncias contra o presidente Lula (PT) durante a Operação Lava Jato, deveria ter se declarado suspeito.

Segundo os senadores, Barroso não deveria ter atuado no caso devido à proximidade que tem com o advogado do presidente, Cristiano Zanin.

Assinam o documento os seguintes senadores:

  • Eduardo Girão (Novo-CE);
  • Plínio Valério (PSDB-AM);
  • Luis Carlos Heinze (PP-RS);
  • Styvenson Valentim (Podemos-RN);
  • Carlos Viana (Podemos-MG).

"Uma vez havendo esses destaques fáticos, Luís Roberto Barroso deveria ter se julgado suspeito, não contrariando o estabelecido no Código de Ritos e, de outra sorte, se eximindo de qualquer suspeita das partes", informam em trecho do documento que foi encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os mesmos senadores já haviam protocolado outro pedido de impeachment do Ministro em novembro de 2022, quando citaram um jantar em Nova York, entre Barroso e Zanin.

Foto: Reprodução
O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins. - Foto: Reprodução

SENADORES solicitam IMPEACHENT de MINISTRO do STF

Fonte: Blog de Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário