quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Carnaval serviu como teste de popularidade para os governantes estreantes nos festejos de momo

 

Mesmo com três anos no comando do Recife, o prefeito João Campos (PSB) coordenou o Carnaval pela primeira vez. A maior festa sob a direção de sua Prefeitura serviu também como seu teste de popularidade em ano pré-eleitoral. Lembrando que, no próximo ano, ele vai aparecer vestido de candidato. 

Esse também foi o primeiro Carnaval da governadora Raquel Lyra, mas por questões pessoais ela preferiu passar o bastão para sua vice Priscila Krause, que tocou uma verdadeira agenda intensa de governadora. Foi à abertura em Olinda, esteve no Galo da Madrugada, Casa da Rabeca, Bezerros, Igarassu, entre outros polos.

Para os dois governantes, as agendas de rua e o contato direto com o povo foram como uma pesquisa de satisfação na prática. Para João, um termômetro do que ele terá no próximo ano. Já para Priscila, uma manutenção da lua-de-mel que o Governo do Estado ainda vive com os pernambucanos. A mescla do Carnaval com a política não é uma coisa recente, nem um fato isolado, e após uma pandemia de dois anos sem acontecer, não poderia ter sido diferente. 

NOMES NACIONAIS - Por aqui durante o Carnaval também passaram personagens da política nacional. Bateram o cartão as ministras Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Margareth Menezes (Cultura), que veio participar do Galo da Madrugada. Também o ministro André de Paula (Pesca), que além de prestigiar o Carnaval do Recife sob a batuta de sua filha, Cacau de Paula, foi visto também em Olinda, inclusive sendo fotografado ao lado da governadora em exercício Priscila Krause. Alem do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

NA CADEIRA ATÉ SÁBADO - A governadora em exercício Priscila Krause (Cidadania) segue no comando do Estado até este sábado (25), quando Raquel Lyra volta do seu período de descanso com a família. A expetativa é que Priscila apresente até o final da semana o balanço do Carnaval em todas as áreas, sobretudo na segurança, cultura e turismo, que ela já vinha coordenando antes de assumir o Palácio. 

CORRENDO POR FORA - O nome do ex-secretário Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley, vem tomando corpo para assumir a Codevasf. Ele tem o apoio dos petistas pernambucanos e de parte da bancada federal, que vem se mexendo para emplacar um nome que dialogue com todos os parlamentares.

FRASE DO CARNAVAL: “A contratação de atrações 100% pernambucanas visa valorizar o artista popular e o setor cultural, um dos mais sacrificados nos dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19”, do secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa.

RÁPIDAS 

ALIANÇA - O prefeito Xisto Freitas circulou todos os pontos da folia do município, um dos polos de Carnaval da Mata Norte. O que chamou a atenção foi a presença do superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Pedro Freitas, que é filho da terra. Será que Pedro se apresentará como um novo quadro político da cidade? Se for, Aliança só tem a ganhar. 

CAPITAL DO MARACATU - Sob o comando do prefeito Nino, Nazaré da Mata - Capital Nacional do Maracatu -, fez uma grande festa. Além dos foliões e do tradicional encontro de maracatus, a cidade recebeu turistas oriundos de outros países, que vieram conhecer de perto essa cultura típica da Zona da Mata Norte.

DECISÃO REVISADA - Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco julgou procedente o recurso impetrado pelo ex-deputado federal Milton Coelho (PSB) e modificou a decisão que havia responsabilizado o socialista por um suposto superfaturamento da Arena de Pernambuco.

LITORAL NORTE - A governadora em exercício também prestigiou o carnaval de Igarassu, ao lado da prefeita Elcione, aliada de primeira hora dela e de Raquel. O que chamou a atenção foram as ausências dos deputados da região, Mário Ricardo e Guilherme Uchoa Júnior. 

PINGA-FOGO: Quem se saiu melhor neste Carnaval: a Prefeitura do Recife ou o Governo do Estado?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário