No primeiro mandato como prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) vem se destacando como uma liderança regional no sertão do Pajeú, onde sua cidade está situada. Além disso, ela também se tornou um dos principais expoentes do Partido dos Trabalhadores por governar a cidade mais importante comandada pela legenda em Pernambuco.
Por uma decisão acertada dos pretendentes ao cargo de presidente da Amupe em buscar um consenso, Márcia Conrado será aclamada nesta segunda-feira como presidente da instituição após um longo período de hegemonia do agora deputado estadual José Patriota (PSB), que ao longo dos anos conseguiu grande capilaridade entre os prefeitos e representatividade da instituição com os demais entes constituídos.
Qualquer que fosse o escolhido para a presidência da Amupe teria o desafio de manter o ritmo de trabalho desenvolvido por Patriota, que mesmo enfrentando durante três anos os efeitos da pandemia, conseguiu um justo reconhecimento dos seus pares. Sua atuação na instituição o credenciou para o mandato de deputado estadual obtido nas urnas no ano passado.
Marcia assume o posto já com os preparativos para mais uma edição da Marcha dos Prefeitos em Brasília entre os dias 25 e 28 do próximo mês, e até lá ela terá a incumbência de liderar o maior número de prefeitos do estado para se fazerem presentes no encontro que visa apresentar as demandas dos 5.570 municípios brasileiros ao novo Congresso Nacional e ao presidente Lula.
Adaptação – Após acompanhar de perto todos os mandatos do ex-presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, e exercer um mandato como deputado estadual na legislatura passada, o deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB) tem intensificado sua agenda em Brasília para criar uma rede de relacionamentos e consequentemente atender melhor suas bases com liberação de recursos federais.
Expectativa – Passado o carnaval, aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB) esperam que ela dê início às nomeações de funções do segundo e terceiro escalões nas regiões do estado. Tem deputado reclamando que com dois meses de governo, seus adversários continuam comandando órgãos em cidades importantes para suas bases e não está mais suportando a pressão de seus aliados nos municípios.
Mano Medeiros – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), tem andado bastante pela cidade, fazendo entregas e dialogando com a população. Sucessor de Anderson Ferreira, Mano sabe que precisa criar uma identidade própria e por isso tem feito o dever de casa aproximando-se da população. A expectativa é que chegue no período eleitoral do próximo ano com um elevado nível de conhecimento do eleitorado e boa avaliação da sua gestão.
Mergulhado – Após disputar o governo de Pernambuco pela Frente Popular e exercer três mandatos na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB) adotou um mergulho estratégico. O ex-parlamentar não tem feito aparições públicas e não houve até o presente momento qualquer especulação quanto a uma função no governo Lula. Danilo é auditor do TCE e deverá voltar a atuar no órgão caso não seja convocado para uma função no governo federal.
Inocente quer saber – O que motivou o “mergulho” do ex-deputado federal Danilo Cabral?
Nenhum comentário:
Postar um comentário