segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Patriota encerra ciclo de 10 anos no comando da Amupe

 

Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por 10 anos, José Patriota encerra seu ciclo no comando da instituição com a eleição da prefeita Márcia Conrado (Serra Talhada), nesta segunda-feira. Na última década, Patriota deixou sua marca e reposicionou a Amupe no cenário estadual, nacional e até internacional. 

Entre tantas ações nesse período, Patriota, hoje deputado estadual, relatou à coluna que reestruturou internamente todo o modelo de gestão, inclusive as finanças. “Encontrei a Amupe com déficit e estarei deixando com todas as contas pagas e equilibradas”, disse.

Sendo o presidente mais reconduzido da história da instituição, Patriota aponta o segredo: a representatividade das regiões e dos partidos na direção da associação. “Tem representações das quatro macro regiões: Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão”, ressalta. 

Outro avanço que ele apontou, em conversa com a coluna, foi a presença dos 184 munícipios associados. “Quando cheguei, havia quarenta fora da Amupe. Hoje, temos todos os 184, com suas contribuições em dia, desde o Recife até o menor munícipio do nosso Estado”, comemora.

No seu mandato, ele destacou o combate à pandemia, os cinco grandes congressos municipalistas nos Estados, e parcerias com o Ministério Público e outros órgãos. Além da formatação do FEM desde o início, transição do parque elétrico para os municípios e a sintonia com a bancada federal.

Patriota encerra esses dez anos reposicionando a Associação no protagonismo estadual, mas também conquistando uma força nacional, a exemplo do assento na diretoria executiva da CNM, além de cooperações técnicas e troca de informações com países da África, Europa e América Latina, sobretudo nas temáticas da energia renovável e das cidades inteligentes. Patriota deixou seu legado na história do municipalismo em Pernambuco.  

CARGO VAGO – Desde que se afastou da diretoria executiva da CNM para disputar a eleição de deputado estadual, no ano passado, o cargo que Patriota exercia na Confederação Nacional dos Munícipios permanece vago. A eleição da nova diretoria não tem nenhum tipo de vinculação com esse posto nacional, segundo ele mesmo. Eleito para o mandato de estadual, Patriota já deu sinais de que vai criar uma frente municipalista na Assembleia Legislativa. 

DEVER DE CASA – De saída, José Patriota apontou quatro desafios para o municipalismo, entre eles o subfinanciamento dos programas federais. “Os programas não se pagam, quem paga essa conta são os munícipios”, afirmou. Citou ainda a Reforma Tributária, as previdências próprias e a necessidade de “manter a unidade dos prefeitos e prefeitas, independente da política partidária”. 

ACLAMAÇÃO - A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), será aclamada hoje como nova presidente da Amupe, durante assembleia dos prefeitos pernambucanos marcada para 11h, na sede da Instituição, no Recife. Márcia será a segunda mulher a assumir o posto, numa direção com um grande quantitativo de mulheres participantes. Ela terá um mandato de um ano. Depois, passará o bastão para o prefeito Marcelo Gouveia (Paudalho), após acordo.

FRASE DO DIA: “Reafirmo que o meu compromisso com Pernambuco exige de mim o exercício do meu mandato de deputado estadual integralmente, e que, em nenhuma hipótese, serei candidato em 2024”, diz o deputado Luciano Duque, afastando a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Serra Talhada. 

RÁPIDAS

REUNIÃO DE LÍDERES - O presidente da Alepe, Álvaro Porto, e o primero-secretário Gustavo Gouveia comandam hoje um encontro com os líderes partidários que compõem a Casa de Joaquim Nabuco. A formatação das comissões e o andamento da Casa deverão estar na pauta da reunião. 

PASSIRA –  O Tribunal de Contas de Pernambuco julgou improcedentes denúncias de indícios de acumulação indevida de cargos, nepotismo e ausência de prestação de serviço por parte de servidores da Prefeitura de Passira, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021. O processo teve como relator o conselheiro Marcos Loreto.

PINGA-FOGO: Sem Duque candidato, quem será a Oposição de Márcia em Serra Talhada na eleição?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário