As ladeiras de Olinda ficaram tomadas de foliões que se recusam a se despedirem da festa (Rafael Vieira/DP Fotos) |
Em plena quarta-feira de cinzas, os foliões se recusam a se despedir das ladeiras de Olinda e não arredam o pé enquanto o famoso Bacalhau do Batata não sair pelas ruas da cidade, esbanjando alegria e animação. O bacalhau do Batata começou o desfile às 10h30, mas às 06h da manhã a concentração já começa no munguzá do Zuza Miranda e Thaís, onde são servidos aproximadamente cinco mil copinhos de 150 ml do saboroso Munguzá, ajudando os foliões a se manterem de pé para aguentar o desfile do bacalhau.
Maria de Fátima Araújo, presidente do bloco há 13 anos revela a alegria de poder voltar às ruas com a agremiação “ estamos numa expectativa muito grande depois de dois anos de pandemia, estamos ansiosos e cheios de energia e não queremos que o carnaval pare de jeito nenhum em olinda ” comemora a presidente da agremiação.
O fundador do munguzá, Zuza Miranda explica que: “Há 28 anos que foi criada essa brincadeira para antes do bacalhau do batata as pessoas tomarem esse munguzá e terem força e energia para brincar a quarta-feira de cinzas aqui em Olinda, que tem carnaval até a meia noite” destaca.
O Bacalhau do Batata comemora esse ano, 61 anos de desfile e tem forte tradição na cidade que lota as ruas com foliões e turistas para acompanhar o bacalhau e ver o seu estandarte e leva todos os ingredientes da bacalhoada completa. Essa brincadeira começou com o Isaias Ferreira da Silva, que trabalhava durante toda a festa e quando chegava a quarta-feira ingrata era a sua folga, foi então que ele resolveu criar o bacalhau do batata para poder curtir o último dia de festa.
O morador de Olinda e folião Sérgio Barreto, aposentado, 64 anos e faz a contagem regressiva para o próximo carnaval fala sobre esse retorno e comenta “Esse carnaval particularmente tem um sabor especial, pois ele representa o reencontro e a retomada das festas e da alegria", diz ele.
Turistas de todas as regiões do país marcaram presença na festa e falaram sobre a volta do carnaval em Olinda. para Carol Bueno, professora que mora em Curitiba revela “de todos os carnavais do Brasil, para mim este é o que mais representa a riqueza da cultura e das tradições e acredito que é o melhor carnaval do Brasil", diz.
O desfile seguiu pelas ruas da cidade com orquestra de frevo e arrastando multidões ao longo do percurso e não faltou animação e diversão entre os foliões que fizeram uma linda festa com harmonia e muita paz. Para Marco Aurélio Braga, 39 anos, de São Paulo, diz que “ Já é a quinta vez que venho ao carnaval de Olinda e ele mostra a força da cultura da cidade que durante esse tempo só evidenciou ainda mais a criatividade e a alegria das pessoas". Comentou.
O Bacalhau do Batata fez o seu percurso original descendo a ladeira da Sé, entrando na Rua do Bonfim seguindo pelos quatro cantos até a prefeitura, onde faz uma parada para saudar os foliões e seguir em desfile para depois retornar e saborear uma deliciosa bacalhoada.
Fonte: Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário