terça-feira, 27 de dezembro de 2022

"A gente conclui 2022 com um bilhão de reais em investimentos", diz João Campos na Rádio Folha

 

prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi entrevistado na manhã desta terça-feira (27) do programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7. A entrevista durou 53 minutos  e, além do âncora Jota Batista, participaram do programa as jornalistas da Folha de Pernambuco Carol Brito, editora-assistente de Política, e Roberta Jungmann, titular da coluna Persona.  

Balanço de 2 anos
Muito trabalho realizado, dever cumprido. Tudo isso fruto de muito trabalho e dedicação. É preciso trabalhar para buscar resultados. A gente conclui 2022 com um bilhão de reais em investimentos, um recorde. Um volume bem distribuido na cidade. Na infraestrutura, na parte de morro, muitos investimentos, sem recursos do governo federal. Fizemos o dever de casa. O programa parceria fez mil obras nos morros.  A gente vai assinar com o BID duas novas operações de crédito para infraestrutura de áreas vulneráveis. 

Programa Recentro
O desafio da segurança da cidade permeia diversas responsabilidades. Estamos fazendo um incremento de iluminação na cidade. Há um desafio de segurança presente nas cidades brasileiras, e é um papel onde a polícia tem quer ter uma atuação mais intensa. Dentro do Recentro, a gente começou um conjunto de normas urbaní   sticas para o centro. Hoje vários projetos aprovados. Em relação ao que a gente está fazendo de forma integrada, estamos fazendo atração de investimentos para o centro da cidade. A gente está estrutrurando um projeto específico da guarda municipal para o centro da cidade e a zona sul.

Reveillon
Passarei no Recife, coordenando as ações. Depois de dois anos vamos ter dois polos em Boa Viagem. As reuniões de trabalho para planejamento estão acontecendo. E mais uma vez, a gente vai fazer um belíssimo show de fogos. Vai ser uma grande festa. A expectativa é de uma festa muito bonita. Vou circular pelos polos, está na minha agenda. Vou querer ver de perto a montagem e a saída das bolsas de fogos. Vou ver tudo de perto.

Pandemia e Carnaval
Eu sempre disse que muitos setores foram atingidos, mas os que trabaham com pessoas sofreram mais, o cultural é um desses. A gente fez o Auxilio do Carnaval e cachês para artistas. Na semana passada lançamos o Recife MCP, para ajudar a classe artistica. Se a gente não tiver um cuidado permanente, eles enfrentam dificuldades. Vamos lançar hoje um sistema novo de incentivo. A expectativa do carnaval é enorme, estamos tendo reuniões semanais. A gente vai divulgar tudo em meados dejaneiro, mas podemos adiantar que vai ser uma grande festa. Vamos divulgar toda a programação e todo o roteiro.

Baile Municipal
Tanto o baile como as prévias são coordenados pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura do Recife. E quase todas as secretárias têm atuação direta.

Chuvas
 Este ano, tivemos a maior chuva dos últimos 50 anos. Temos nove mil pontos de risco. Fizemos captação de crédito para essas áreas. Escolhi ir atrás de soluções. Fui atrás do BID e a gente estruturou essa operação em tempo recorde. Vao ser mais de 700 milhões para as áreas de encontas. Todas as áreas atingidas já estão em execução de obras e a outras estão em licitação. Nennuma outra cidade da RMR vai ter obras como a gente vai ter no Recife. Este ano, já entregamos mais de mil obras em morros. A gente começa sempre pelas áreas de maior risco. O governo Federal não enviou recursos para obras nos morros, eu botei o dinheiro da prefeitura. 

Paulo X Priscila
O secretário Decio Padilha vai apresentar todas as informações. Ele tem total domínio dos números e das finanças. São muitos temas técnicos que tem que se ter cuidado ao fazer os debates. O Estado de Pernambuco tem uma ampla capacidade de crédito que podem ser acessados pela união de forma automática. Esse é um dado que tem que ser levado em conta e Décio vai apresentar. 

Raquel
Liguei para Raquel depois do resultado eleitoral. Faz parte valorizar e reconhecer o resultado das urnas. De minha parte, sempre buscarei o dialógo. Fui várias vezes em Brasília sempre buscando o diálogo administrativo. Quem quer ficar de palanque armado o tempo inteiro não consegue governar. De minha parte vai haver diálogo e construção de parcerias. O Recife espera isso. De minha parte, essa capacidade de diálogo vai ser permanente. Eu sou prefeito do Recife, cabe a mim buscar diálogo com a governadora eleita. 

PT e PSB
Cada eleição tem um circunstância particular. Agora a gente passou por um momento desafiador sob o governo de Bolsonaro. Foi preciso construir forças do campo democrático. Foi nesse espírito que Geraldo Alckmin foi candidato à vice, que está cumprindo um papel importante ao lado de Lula. Só o fato de estar todo mundo conversando é muito mais fácil buscar um caminho. O importante é que a gente conseguiu fortalecer as ações no Recife e reconstruir a democracia no país e vai ter um grande desafio pela frente. Essa reconstrução vai demandar muito trabalho. Não é só ganhar eleição. Da minha parte, vou procurar contribuir. 

Lula
Lula vai ser importante para o Brasil. A gente tem um estado muito fragilizado, muita falta de diálogo federativo. Essa reconstrução tem um peso muito grande para as pessoas e para o Nordeste especificamente.

Paulo no ministério
Pela capacidade e disponibilidade de Paulo, ele tem todos os requisitos para isso, mas o apito final é do presidente Lula. Por mais que você tenha todas as condições depende do presidente.

Reforma administrativa
Ajustes pontuais podem ser feitos, mas estou muito satisfeito com a equipe.

Geraldo Julio
Tenho um carinho grande por Geraldo e vou estar sempre perto dele e de um time que trabalhou com meu pai. É justo e correto fazer esses reconhecimentos.

Casamento
Embora seja uma pessoa pública, sou muito reservado na vida pessoal. As questões pontuais dessas decisões, a gente só trata no foro pessoal.

Perspectivas para o PSB
O resultado eleição em âmbito nacional, houve um redução da bancada que se deu em parte por mudança na legislação. O que vem pela frente é cedo para apontar como vai ser. Dois anos pela frente, vai ser muito foco nas entregas. Vai ser o início de um ciclo de grandes obras na cidade. 

Fonte: Blog da Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário