domingo, 25 de dezembro de 2022

Programa Espaços 4.0 alcança altos patamares de interiorização com 87% de bolsistas de fora do Grande Recife

 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria
O programa Espaços 4.0 ampliou o acesso para fora da Região Metropolitana do Recife. No balanço de 2022, 87% dos bolsistas - estudantes e professores - são de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) ou Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) além do Grande Recife.

"Os Espaços 4.0 são um marco na interiorização das políticas públicas de desenvolvimento social, tecnológico e econômico. Essa foi uma das premissas fundamentais na sua concepção, garantir acesso à Inovação para todos os pernambucanos, do Sertão ao Cais, gerando mais oportunidades e transformando vidas", destacou o deputado federal eleito Lucas Ramos (PSB). 

Ao todo, são 23 Centros de Inovação em operação em Pernambuco, em um trabalho das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação e Esportes. Eles contam com 117 bolsistas - estudantes que atuam como monitores e professores - que recebem bolsas de estudo da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Para o Secretário da Secti, Fernando Jucá, a cultura maker é focada na ideia de que todos nós somos criativos e podemos construir e criar artefatos, especialmente de forma colaborativa. "Estes Espaços 4.0 reduzem fortemente a desigualdade de acesso a artefatos e conhecimentos de criatividade, empreendedorismo e inovação, fortalecendo saberes e abrindo um novo leque de possibilidades para estudantes de baixa renda”, afirmou.

Fonte: Diário de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário