Após uma saída pequena das urnas com apenas 14 deputados federais, cinco deles só em Pernambuco, o PSB terá um novo caminho para percorrer com objetivo de oxigenar a sigla com a vitória de Lula, sobretudo ocupando a vice-presidência com Geraldo Alckmin. A eleição do petista reacendeu a chama dos socialistas pernambucanos que saíram pequenos com a derrota no pleito deste ano após de 16 anos no poder.
O partido terá que atrair novos quadros e sinalizar para os históricos. A eleição de João Campos no Recife terá um papel primordial para a legenda. Está aí o motivo do herdeiro de Eduardo Campos ter comemorado muito a vitória de Lula. Ele terá no presidente de República um refúgio para alavancar seus projetos e chegar bem às vésperas de sua reeleição. Lembrando que possivelmente ele terá ou Priscila Krause ou Daniel Coelho no seu calo com a benção do Palácio.
Com toda certeza o PSB terá um assento na Esplanada dos Ministérios e isso possibilitará que legenda se fortaleça nos estados, sobretudo em Pernambuco. Nomes como o ex-governador Márcio França e o atual de Pernambuco, Paulo Câmara são cotados para assumir a cadeira em nome do partido. Os deputados federais Milton Coelho, Marcelo Freixo e Alessandro Molon terão papéis importantes na configuração do Governo Lula.
Por fim, com a trajetória de muitos anos no poder e com essa sobrevida dada pela eleição de Lula, o PSB não poderá ser subestimado, a prioridade maior será no Recife.
TRÊS SENADORES – Além de ter o apoio já na campanha do senador Jarbas Vasconcelos, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) revelou na CBN que Humberto Costa e Teresa Leitão entraram em contato para se colocar a disposição de Pernambuco. Com esse gesto, a tucana terá o apoio de toda a bancada no Senado.
PAUSA – Por falar na governadora eleita, ela vai tirar alguns dias de descanso com os filhos e só voltará às atividades políticos e administrativas na próxima semana. Enquanto isso, a vice-governadora Priscila Krause vai adiantar as conversas em torno da equipe de transição que será anunciada em breve.
PÉ NA RUA – Em Jaboatão dos Guararapes, o que está chamando a atenção dos moradores é que o prefeito Mano Medeiros está muito presente nas ruas da cidade. Se ele continuar nesse ritmo sua campanha de reeleição já está pavimentada. Além da presença, seu jeito simples e atencioso chama a atenção de muitos.
RÁPIDAS
DEU O EXEMPLO – A lucidez do discurso do presidente Jair Bolsonaro ontem deveria ter sido adotada ao longo de todo mandato. Se isso acontecesse, ele teria chegado com outro patamar na eleição com chances concretas de ser reeleito. Escrevi e repito: o que faltou a Bolsonaro, foi o Bolsonaro de ontem. Com certeza para chegar aquele texto final a briga deve ter sido enorme.
OPOSIÇÃO – Na nota que divulgou no dia da eleição, Marília Arraes se colocou pronta para líder a Oposição. Resta saber quem serão os deputados que optarão em ficar com Marília em vez de um entendimento com Raquel. O deputado Gustavo Gouveia poderá ser o líer da Oposição na Casa Joaquim Nabuco.
PINGA-FOGO: Esse bloco de deputados conseguirão deixará o PP de fora mesmo das negociações?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário