Iniciativa pioneira na Justiça Eleitoral, a criação da Secretaria Judiciária Eleitoral Remota do Primeiro Grau de Jurisdição (SJR-1ºGrau) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi destaque na página do Conselho Nacional de Justiça.
O CNJ reproduziu em seu site matéria publicada originalmente na página do TRE-PE, dando, desta forma, amplitude nacional à nova unidade do Tribunal pernambucano.
Criada através da Resolução 379/2021, a SJR 1° Grau desempenha várias funções que até então eram exclusivas das zonas eleitorais de Pernambuco, o chamado primeiro grau de jurisdição. O objetivo é aumentar a agilidade e a qualidade na prestação do serviço jurisdicional.
Na oportunidade da inauguração, o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, destacou a relevância da nova secretaria. “A SJR 1º Grau vai permitir maior eficiência, produtividade e economia. Essa secretaria remota de 1º grau enseja a criação de um cartório único que resolverá problemas dos demais cartórios eleitorais. Esta é mais uma iniciativa a serviço do cidadão eleitor”.
Em 17 de março passado, a Corte Eleitoral de Pernambuco aprovou por unanimidade a implementação SJR-1º Grau. A unidade vinha funcionando no modelo piloto.
Quando foi presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 2014 e 2015, o desembargador Frederico Neves implementou um projeto semelhante que obteve ótimos resultados.
Fonte: TRE-PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário